Recrutamento e Seleção na área de Educação

Teste de personalidade: entenda a sua importância em processos seletivos

0

Os testes de personalidade são ferramentas muito utilizadas na gestão de pessoas para conseguir manter a harmonia no ambiente de trabalho e contribuir com o crescimento da empresa e do próprio profissional. A partir destes testes, é possível definir quais são as características marcantes de uma pessoa e, então, tomar uma decisão quanto à forma de gerir uma equipe.

Se você já passou por uma quantidade significativa de entrevistas de emprego, provavelmente precisou preencher um formulário com algumas perguntas que tinham como finalidade avaliar o seu comportamento diante de situações específicas. Esse formulário se chama teste de personalidade e é fundamental para a qualidade de um processo seletivo.

Se você quer saber mais sobre o assunto e melhorar o processo seletivo de sua empresa, esse post tem as respostas que você busca. Confira!

O que são testes de personalidade?

Os testes de personalidade são aplicados com a finalidade de se identificar as características comportamentais e psicológicas de um indivíduo. Eles permitem que o gestor identifique quais são os traços que definem uma pessoa e qual é a maneira individual de agir em diferentes situações.

É fundamental que o teste de personalidade siga um padrão estabelecido para atingir o resultado esperado. Caso contrário, o gestor não consegue ter um método de comparação adequado entre as pessoas e, consequentemente, a qualidade da avaliação é comprometida.

Qual é importância do teste de personalidade nos processos seletivos?

Os testes de personalidade mostram quais são os traços que o candidato possui e possibilita ao gestor avaliar se esses traços que indicam o caráter e o temperamento estão alinhados com o cargo que o profissional vai ocupar. Essa análise agrega mais valor ao processo seletivo e oferece maior segurança na tomada de decisão.

Além dos processos seletivos, os testes de personalidade são muito úteis para a os gestores quando o assunto é promoção de um colaborador, necessidade de treinamento, alcance da produtividade, motivação, retenção de pessoas, análise do potencial dos profissionais, etc.

Quais são os tipos de testes de personalidade?

Existem dois tipos de testes de personalidade. Em cada um desses tipos, foram desenvolvidos diversos métodos para a realização do teste. São eles:

Testes objectivos (Escala de avaliação de medidas auto-relato)

Os testes objectivos apresentam como característica a limitação de opções nas respostas, que podem ser limitadas ao verdadeiro ou falso ou restritas a uma avaliação conforme uma escala ordinal. Dentre os diversos modelos de teste de personalidade do tipo objectivo existentes, podemos destacar como os mais importantes:

  • Inventário de Personalidade Multifásico do Minnesota
  • Inventário Multiaxial Clínico de Millon-III
  • Child Behavior Checklist
  • Symptom Checklist 90
  • Escala de depressão de Beck.

Testes projectivos (Medidas de resposta livre)

Em contrapartida aos testes do tipo objectivo, os projectivos permitem que os questionários sejam menos restritos e as respostas sejam dadas mais livremente. Devido a essa liberdade de resposta, esse tipo de teste é menos utilizado pelos gestores, pois demanda mais tempo para a realização e para a análise de resultados.

São exemplos de medidas de resposta livre:

  • Teste de Rorschach
  • Teste da Árvore
  • Teste de Apercepção Temática (TAT)
  • Teste da Metáfora Animal

Além dos testes de personalidade, o recrutador também pode optar pela realização de testes comportamentais que auxiliam na análise das formas de expressão e comunicação, estilo de liderança e interação em equipes. Dentre os métodos encontrados na atualidade, pode-se destacar o Teste Profile.

Esse teste é baseado na metodologia DISC e oferece benefícios ao gestor que vão além dos processos seletivos. O Teste Profile auxilia no mapeamento de equipes, na gestão por competências, nas avaliações e treinamentos, na motivação e nos processos de coaching.

Entendeu a importância do teste de personalidade em processos seletivos? Já definiu qual tipo de teste será usado em sua empresa? Se você ainda tem dúvidas em processos seletivos, leia também o nosso artigo sobre como contratar ótimos profissionais de educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.