Recrutamento e Seleção na área de Educação

Tecnologia e educação: a influência da revolução tecnológica nas escolas

0

O quadro e o giz estão perdendo lugar para uma tela sensível ao toque. Essa é uma das transformações ocasionadas pela relação recente entre tecnologia e educação. Hoje, inovar na sala de aula é fundamental: diversas ferramentas tecnológicas ganharam espaço na escola e com isso alguns benefícios foram conquistados.

Quer saber de alguns deles? Acompanhe este texto e entenda como a tecnologia pode ajudar a mudar o contexto educacional. Confira!

A tecnologia agiliza as atividades do dia a dia na escola

Professores e alunos são diretamente beneficiados pelas aplicações de novas tecnologias no cotidiano da escola. No caso dos docentes, hoje em dia é possível encontrar aplicativos que auxiliam no planejamento das aulas e até mesmo alguns que corrigem provas de múltipla escolha.

Para os alunos, o contato com a tecnologia faz parte da rotina, e ela pode ser uma grande aliada nos estudos: eles podem pesquisar sobre vários assuntos em milhares de bibliotecas online espalhadas pelo mundo. Ainda podem aproveitar o tablet ou o celular para gravar áudios e textos do conteúdo das aulas.

Contribui para despertar a curiosidade dos alunos

Há uma grande diferença entre as gerações que muitas vezes dificulta a transmissão do conhecimento entre professor e aluno. Enquanto aqueles foram formados em um modelo educacional baseado essencialmente em livros, lápis e caderno, estes nasceram na era dos vídeos, sons e da interação constante.

Neste contexto, torna-se complicado para o professor prender a atenção do aluno cada vez mais disperso e em busca de interatividade, e o uso de ferramentas tecnológicas é uma excelente saída para resolver esse problema.

Lutar contra a tecnologia não será nada eficiente: use-a a seu favor. Em sala de aula, o professor pode oferecer recursos audiovisuais, testes em plataformas de jogos eletrônicos e pesquisas online para fazer com que seus alunos participem e se envolvam com os temas.

Economia de recursos naturais é uma vantagem da relação tecnologia e educação

Você já imaginou quanto se gasta com papel nas atividades escolares? Ele é usado para imprimir provas, trabalhos, comunicados e lembretes de todos os alunos durante todo o ano letivo. Sentiu o impacto?

Algumas ferramentas podem ajudar a diminuir consideravelmente o uso do papel. Por exemplo, os professores que têm o hábito de distribuir material impresso antes de abordar um tema podem disponibilizar o conteúdo por e-mail ou em uma plataforma online. Para que a turma acompanhe o conteúdo durante as aulas ele pode usar um projetor. Os alunos podem utilizar tablets e computadores portáteis para fazer anotações nas aulas.

São muitas e bem diversas as formas de usar a tecnologia no ensino. Dentro ou fora da sala de aula, quando bem utilizada ela é sem dúvidas uma excelente ferramenta para o aprendizado.

Esses são alguns benefícios que podem surgir da relação tecnologia e educação. É interessante observar ainda que o uso de aparatos tecnológicos ajuda a construir a autonomia dos alunos. Isso porque os estudantes têm mais condições de pesquisar sobre vários assuntos usando a internet e ficam menos dependentes do conhecimento passado pelos professores.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos como este assinando a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.