Recrutamento e Seleção na área de Educação

Saiba o que é planejamento escolar e qual a sua importância

0

Planejar é sempre indispensável para qualquer ação da nossa vida, seja ela social ou profissional. Na educação, ter um planejamento escolar é garantir o máximo de eficiência no processo educativo, além de ajudar na organização do trabalho no ano letivo.

As atividades e os conteúdos precisam ser elaborados e planejados para que a equipe de docentes possa conduzir suas aulas de maneira mais dinâmica e democrática. Por isso, é importante elaborar um planejamento pedagógico que objetive colocar as ações em prática e atingir um grande êxito no processo de ensino-aprendizagem.

Continue lendo o post para entender o que é o planejamento escolar e quais as suas vantagens e, ainda, saber como elaborar um plano responsável, consciente e produtivo. Aproveite os benefícios que ele trará para o trabalho em sala de aula. Confira e boa leitura!

O que é o planejamento escolar?

Como o próprio nome já diz, trata-se de um plano que é elaborado por professores, diretores e coordenadores pedagógicos com o objetivo de definir as atividades futuras da escola.

É importante ressaltar que o planejamento vai muito além da distribuição de conteúdos na grade de horários e da elaboração de calendário escolar, por exemplo.

Ele é muito relevante para dar soluções para obstáculos que posam surgir durante o ano letivo e, ainda, ajudar a escola a entender como cumprir suas missões diante das demandas. Portanto, o planejamento é uma tarefa que inclui as previsões das atividades e a revisão e a adequação no decorrer do processo educativo.

Qual é a sua importância para a educação?

Após entender o significado de um planejamento escolar, vejamos, agora, por que ele é tão importante. Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que ele está longe de ser apenas um documento burocrático, cujas propostas vão ficar apenas no papel.

Estamos falando de uma oportunidade para que todos os profissionais da educação possam participar da realização das metas e dos objetivos da escola e repensar a sua missão.

Ao elaborar um plano, questionamentos são provocados para que os ideais da instituição de ensino sejam concretizados. Assim, os objetivos escolares são levados sempre, em todas as rotinas.

Quais as vantagens do planejamento escolar?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um planejamento, vamos conhecer os principais benefícios dessa ação para a escola:

  • guia para as aulas dos professores: as matérias são distribuídas ao longo do período letivo, e esse trabalho facilita a elaboração das aulas. Portanto, o tempo gasto pelo professor é reduzido e o conteúdo é uniformizado;
  • cumprimento das exigências externas: o planejamento prevê o cumprimento das exigências do Ministério da Educação. Assim, não há risco de esquecimento de algum ponto relevante a ser cumprido;
  • mudanças efetivas: garantia de que as melhorias que a escola, os professores e alunos precisam serão concretizadas, por meio de prazos e metas estabelecidos.

Como fazer um planejamento eficiente?

Vimos que o planejamento escolar não pode ficar apenas no papel, certo? Então, vamos sair da teoria e ir para a prática aqui também. Para preparar um bom planejamento, reúna toda a equipe de profissionais da escola e construa um diálogo sobre o futuro da instituição.

Nessa etapa, é importante ouvir todas as opiniões e elaborar pautas com todas as propostas levantadas. Também é essencial consultar planejamentos anteriores e levar em conta a realidade da escola para, então, poder modificar estratégias que não geraram bons resultados.

Para que o que foi planejado seja realmente aplicável, é preciso criar metas e objetivos. Então, faça com que as propostas sejam objetivas, mensuráveis e datadas. E não se esqueça de permitir a flexibilidade no planejamento e de fazer revisões regulares, pois as prioridades da escola podem sofrer mudanças com o tempo.

Por fim, colha feedbacks constantemente para avaliar o efeito do planejamento e verificar se ele está realmente funcionando e trazendo bons resultados para o processo de ensino. Dessa maneira, será possível atentar-se para que as intenções elaboradas no início estejam sempre de acordo com a realidade dos estudantes e da sala de aula.

E aí, gostou deste post sobre planejamento escolar? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as atualizações: estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.