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Saiba como captar alunos para sua instituição

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A maior parte das escolas privadas brasileiras tem na mensalidade dos seus alunos a principal (e, em muitos casos, única) fonte de receita. Em contrapartida, as despesas são diversas, como pagamento de professores e funcionários, gastos com materiais e manutenção de infraestrutura, contas de aluguel, gás, luz e água, dentre outros tantos.

Isso sem falar na inadimplência escolar, realidade que faz parte do cotidiano de boa parte das instituições de ensino no Brasil. Portanto, a saída para aumentar a receita em sua escola é atrair mais alunos e garantir que eles continuem estudando ao longo do ano.

E como fazer isso? Selecionamos três dicas de como captar alunos para sua escola. Confira abaixo!

Invista em seu diferencial para captar alunos

A primeira pergunta que você deve se fazer é: por que uma família escolhe matricular sua filha ou filho nesta escola e não em outra? Para responder, a maneira mais eficaz é fazer uma pesquisa com os pais e captar o que eles julgam ser o diferencial da instituição com relação às outras.

Entre as respostas, podem estar aspectos como a gestão pedagógica, valores transmitidos aos alunos, estrutura, qualidade do ensino, dentre outros. Claro que as respostas também podem variar conforme a faixa etária dos alunos.

Depois de analisar o resultado da pesquisa, você já tem o norte de onde deve investir, ou seja, tornar conhecido o principal ponto positivo de sua escola, na opinião dos próprios pais que confiam a educação de seus filhos à sua instituição.

Torne seus resultados conhecidos

Todos os anos, alunos que estão terminando o Ensino Médio são avaliados com base nos seus resultados obtidos em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressam em cursos de graduação nas universidades. Esse é outro fator que costuma atrair alunos para a escola: saber que a instituição está focada na preparação desses estudantes para os testes mais importantes de suas vidas.

Dessa forma, é importante atuar em duas frentes: comunicar os resultados positivos aos pais de alunos mais novos e divulgar para a comunidade como um todo esses mesmos resultados. Ao longo dos anos, a imagem da instituição fica vinculada à obtenção de resultados positivos, o que não só melhora a atração de novos estudantes mas também favorece a retenção destes em ambiente escolar.

Estreite o contato com a comunidade escolar

Uma boa estratégia de atração de novos alunos é deixar que os próprios estudantes, seus pais e professores façam propaganda positiva da instituição com base no boca a boca. E isso só é possível quando todos estes agentes estão motivados e veem sentido nas propostas e valores transmitidos pela escola.

Portanto, é fundamental investir no diálogo com todos os sujeitos que fazem parte direta ou indiretamente da realidade escolar. Procurar ouvir professores sobre os métodos de ensino, a gestão escolar e a coordenação pedagógica; os alunos sobre os conteúdos ensinados, as atividades extra-curriculares; e os pais sobre a estrutura e o cumprimento das expectativas é um bom começo para criar uma relação de confiança entre todo mundo.

E aí, tem mais alguma dica para que a estratégia de como captar alunos dê certo? Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail os melhores conteúdos sobre educação. Até a próxima!

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