Recrutamento e Seleção na área de Educação

Retenção e captação de alunos: como bons professores podem ajudar

0

Quem busca bons resultados para a instituição de ensino que administra deve dar atenção a diversos fatores. Podemos citar, a princípio, a capacidade de captação e retenção da escola, pois, para que esta tenha sucesso e mantenha-se no mercado, é preciso ter alunos.

Outro elemento crucial para um estabelecimento educacional próspero é a qualidade dos docentes. Além disso, você já parou para pensar como bons professores podem colaborar com a retenção e captação de alunos? Continue a leitura e descubra!

O impacto do professor no futuro escolar

O professor possui a função de criar os alicerces para a construção de uma sociedade, estando em contato direto com aqueles que tomarão decisões no futuro. Organizações internacionais usam a qualidade dos professores como indicador de desenvolvimento social. Muitas potências mundiais alcançaram esse status quando passaram a investir na classe educadora.

Sabemos que os educadores podem decidir o futuro escolar e profissional de uma pessoa devido à motivação que lhe foi ou não transmitida. São diversas as histórias de pessoas que escolheram suas profissões porque seus professores, em algum momento de suas vidas, despertaram seu interesse em determinado assunto.

O peso de um bom professor na captação de alunos

Quando estão escolhendo a futura escola de seus filhos os pais realizam diversas pesquisas. Junto com a metodologia de ensino e a reputação do estabelecimento, em conversas com outros pais, é preponderante a curiosidade sobre a qualidade dos docentes. Isso faz todo o sentido, uma vez que são esses profissionais que estarão em contato direto com seus filhos.

Sob outro ponto de vista, sabemos que os bons professores – os que se destacam por seu trabalho –conseguem disseminar seu prestígio entre os alunos e seus familiares. Essa fama acaba por interessar outras famílias que querem que seus filhos também sejam alunos daquele profissional, promovendo a captação de alunos.

A necessidade de investimento no profissional de ensino

É inquestionável a necessidade de investir na capacitação do corpo docente. Não adianta a escola ter o melhor método educacional e material didático se não investe na formação continuada do professor.

A sociedade muda e a forma de ensinar deve estar na dianteira para preparar os alunos conforme as novas demandas. As instituições de ensino devem preparar seus professores para fazer, por exemplo, o planejamento pedagógico baseado nas novas tecnologias.

Os professores precisam de capacitação para a utilização prática de ferramentas digitais como: simuladores, livros didáticos digitais, tablets, videoaulas, visitas de campo digitais etc. É também importante desenvolver competências para retirar e armazenar corretamente as informações encontradas na web. Seletividade de informação é uma habilidade muito útil hoje em dia.

Na área de matemática, por exemplo, os docentes devem ser aptos a preparar seus alunos para lidar com planilhas e manusear dados, já que essa é uma tendência da área.

Temas de capacitação que atendem à demanda educacional

As escolas que buscam qualidade e modernidade no ensino devem possuir profissionais com conhecimentos nas seguintes áreas:

  • educação ambiental e sustentabilidade;
  • educação inclusiva;
  • psicomotricidade;
  • tendências sociológicas na educação;
  • gestão de talentos e competências.

Se for promovido o preparo com essa orientação, torna-se possível o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo, inclusive para outros temas. Isso ocorre porque o professor estará mais seguro para transmitir o conteúdo conforme a plataforma mais adequada.

Fica clara a importância que os bons professores têm no ambiente escolar. Se a escola conseguir fundir a competência do educador com o uso das inovações tecnológicas, por exemplo, alcançará resultados muito satisfatórios em termos de captação e retenção de alunos, porque o professor transmitirá o conteúdo de uma forma que o aluno tenha sempre interesse. São inúmeras as vantagens do investimento na formação do corpo docente e é sempre bom conhecê-las.

E então, gostou do post de hoje? Compartilhe-o em suas redes sociais e informe mais pessoas sobre a captação de alunos! Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.