Recrutamento e Seleção na área de Educação

Você sabe como definir metas para a gestão escolar? Aprenda aqui!

0

Além da elaboração do cronograma escolar, o começo do ano é marcado por outra atividade de suma importância para o seu estabelecimento: o planejamento das metas. E, quando o assunto é gestão escolar, é preciso seguir algumas orientações para não se perder no mercado.

Afinal, diante da acirrada concorrência, quanto mais atitudes certeiras houver, maiores serão as chances de manter os alunos matriculados em sua escola, evitando a evasão escolar e ainda contribuindo para uma devida alfabetização, que seja sinônimo de aprovações dos pais e professores.

Para ajudá-lo nessa empreitada, elaboramos este post com 5 dicas que certamente farão a diferença na administração da sua unidade escolar. Quer saber quais são? Então continue lendo!

1. Analise o mercado em que você atua

Conhecer e estudar a concorrência é essencial no estabelecimento de metas. É interessante buscar referências e tendências do mercado para ajudar nas tomadas de decisões, como na criação de um projeto pedagógico ou de novos investimentos.

No entanto, é preciso ter os pés no chão. Não abuse dos gastos e priorize os pontos mais urgentes que necessitem de melhorias em sua escola. O planejamento é importante para evitar erros que possam comprometer o orçamento.

Para isso, estude bem o que pode ou não dar certo, buscando opiniões de especialistas e até mesmo consultorias técnicas. Afinal, uma boa gestão é consequência de atitudes eficientes ao longo de um bom período de tempo.

2. Defina o quanto você quer crescer

Saber para onde está indo é fundamental na administração de uma escola. Com isso em mente, defina as metas de crescimento e estabeleça prazos de curto a longo períodos de tempo para o cumprimento das ações preestabelecidas.

Busque objetividade e clareza no estabelecimento dos objetivos ― tanto pedagógicos quanto administrativos ― e na contratação de novos profissionais, introdução de atividades extracurriculares, oferecimento de parcerias para descontos, sistemas de bolsas, entre outros.

Ao criar atrativos, faça uma planilha de quanto é a porcentagem almejada de crescimento para um determinado período de tempo. Um exemplo é estabelecer para a equipe gestora um crescimento X até o fim do ano, de acordo com as projeções internas.

O ideal é definir uma média que esteja dentro da realidade do mercado, com o intuito de não sobrecarregar a equipe na busca pelos resultados e não gerar frustrações.

3. Pense em prazos

Dentro deste planejamento de metas, é fundamental estabelecer os prazos para que os objetivos da gestão escolar sejam atingidos. Uma boa dica é mensurar uma data para que a evasão escolar diminua em 60%, por exemplo, ampliando a manutenção das matrículas.

Ou, então, para que o processo de alfabetização atinja todos os alunos matriculados, mesmo que tenham menos de sete anos de idade, criando um diferencial em relação aos demais colégios.

São meios que auxiliam não só a gestão escolar como também o marketing para atrair novas matrículas. Além disso, esse tipo de atitude gera comentários positivos dos pais nas redes sociais ou nas conversas informais.

4. Envolva a equipe nas metas

Para que as metas sejam atingidas com mais rapidez e qualidade, é preciso contar com o envolvimento de toda a equipe escolar.

E nada melhor do que motivar os profissionais a atuar com dedicação na busca pelos resultados. Envolver a equipe é imprescindível, principalmente valorizando as funções de cada um, fundamentais para o pleno funcionamento de uma unidade escolar.

Inclusive, informar aos pais sobre os caminhos que estão sendo percorridos para a melhoria do ensino é muito eficaz. Afinal, eles também fazem parte do processo educacional!

5. Use a criatividade

A escassez de recursos financeiros para o desenvolvimento de determinado projeto pode ser suprida pela criatividade. Muitos gestores encontram soluções em ideias fornecidas pelos próprios colaboradores. E isso pode acontecer em sua escola também!

Quem sabe um concurso entre alunos e funcionários não traz aquela ideia que tanto estava sendo esperada? Abusar da criatividade é uma dica que entra no rol da gestão escolar.

Por isso, não desperdice as oportunidades e faça de tudo para criar um ambiente cada vez mais atrativo e favorável à expansão do seu negócio!

E aí, gostou do nosso post? Deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência. A sua participação é muito importante!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.