Recrutamento e Seleção na área de Educação

Professores e o desafio das tecnologias da informação e comunicação

0

As tecnologias de informação e comunicação oferecem inúmeras vantagens para professores e alunos quando são aplicadas ao ensino. O uso de equipamentos tecnológicos nas salas de aula tem sido muito discutido nos últimos anos e tais recursos podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, desde que sejam utilizados corretamente.

Computadores, videoaulas e datashows são alguns dos exemplos de recursos tecnológicos que já estão inseridos em diversas instituições de ensino. Cada um deles abre uma imensa porta de possibilidades para estudantes e educadores.

Então, preparamos este post para ajudar você a se preparar para o desafio das novas tecnologias e o uso delas no ensino. Continue acompanhando e boa leitura!

O QUE SÃO ESSAS TECNOLOGIAS E COMO ELAS INFLUENCIAM NA QUALIDADE DO ENSINO?

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, o processo de ensino e da aprendizagem sofreu várias alterações, tanto no que diz respeito às metodologias quanto aos conceitos.

Nesse sentido, podemos afirmar que elas servem para ampliar as possibilidades que os educadores têm de ensinar e, claro, de o aluno aprender. Quando as tecnologias são utilizadas de maneira adequada, elas auxiliam de forma eficiente no processo educacional.

Existem diversas tecnologias que já fazem parte do cenário escolar. Veja algumas delas:

  • internet: a ferramenta, que não é mais novidade na sala de aula, funciona como apoio ao estudante e proporciona o desenvolvimento da aprendizagem;
  • lousa digital: com uma tela maior e melhor do que a de um computador, ela permite explorar recursos multimídia, bem como navegar na internet e fazer simulação de imagens;
  • computador, tablet e celular: são recursos que possibilitam diversas atividades, como editar textos, fazer pesquisas, desenvolver jogos educativos, utilizar aplicativos didáticos e muito mais.

COMO APLICÁ-LAS EM SALA DE AULA DE FORMA MAIS PRODUTIVA?

Muitas escolas já utilizam a tecnologia em seu dia a dia. Os notebooks, tablets e smartphones já fazem parte de muitas aulas. No entanto, apenas adquirir esses recursos não é o bastante. É fundamental que professores e alunos saibam utilizá-los com eficiência para haver impactos positivos no ensino.

Então, como obter resultados satisfatórios com o uso das tecnologias de informação e comunicação? Veja 3 práticas para implantar esses recursos em uma escola de forma produtiva:

  • ser um facilitador: o professor não detém o saber e não pode disputar com tantas informações disponibilizadas na web e que são de fácil acesso aos estudantes;
  • dominar as ferramentas digitais: é preciso saber como e quando utilizar cada recurso tecnológico;
  • envolver os alunos: para motivá-los e engajá-los no processo de construção do conhecimento, é interessante conectá-los às redes sociais, estimulando a pesquisa e o debate entre eles.

POR QUE UTILIZAR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO?

AULAS MAIS ATRAENTES

É muito mais fácil prender a atenção dos estudantes utilizando as inúmeras tecnologias disponíveis hoje, até porque elas já fazem parte da realidade deles. O conteúdo se torna mais interessante com aulas inovadoras, independentemente das matérias ensinadas em sala.

INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E DIRETORES

As tecnologias, principalmente as redes sociais, permitem que os estudantes olhem para seus professores e diretores como pessoas e não apenas como profissionais autoritários do ensino.

MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR

Com aulas mais atrativas e integração facilitada, a tendência é que os alunos se dediquem mais e consigam alcançar melhores resultados nas avaliações.

MENOS EVASÃO E REPROVAÇÃO

A maneira de ensinar de alguns professores é um dos motivos para tanta desmotivação nas aulas. Com a tecnologia, fica mais fácil despertar o interesse do aluno, que vai deixar de faltar e se esforçar para tirar boas notas.

É importante frisar que as tecnologias de informação e comunicação inseridas na sala de aula abrem portas para um ensino mais próximo da realidade do aluno. No entanto, o modo como o professor vai utilizar esses recursos é extremamente relevante para garantir eficiência e resultados satisfatórios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.