Recrutamento e Seleção na área de Educação

Processo seletivo para professor: veja como se destacar

2

Saber se destacar em um processo seletivo para professor é indispensável para a sua carreira, mesmo que você já trabalhe em uma escola, esteja estudando ainda ou procurando emprego. Afinal de contas, as oportunidades sempre surgirão: seja de uma vaga melhor, seja do primeiro emprego ou de recolocação no mercado!

Neste post, você entenderá como se preparar para os mais variados tipos de escolas e seleções, evitando vícios comuns e se destacando entre os demais candidatos! Não fique por fora: acompanhe as dicas e boa leitura!

O essencial em processo seletivo para professor

Como sabemos, cada escola tem as suas características e peculiaridades: há aquelas mais experimentais, as mais tradicionais, as recentes e as já estabelecidas. Por isso, os processos seletivos tendem a acompanhar essas variações. Ainda assim, há coisas que não mudam, tanto em uma escola como em um processo seletivo para professor.

A primeira dessas coisas é conhecer o empregador: saiba mais que o nome, busque o seu diferencial. A segunda, a pontualidade: atrasos são péssimos, via de regra. Além disso, preocupe-se com a impressão que passará: a linguagem (falada e corporal) deve seguir a formalidade da entrevista, o mesmo valendo para a roupa e para as suas afirmações pessoais.

Quer entender isso melhor? Confira as dicas a seguir, que detalharão cada um desses conselhos!

Dicas para brilhar no processo seletivo para professor

Acima mencionamos só aquilo que é essencial para os processos, independentemente do perfil da vaga. As dicas a seguir podem se adequar mais ou menos para você, por isso confira todas!

1. Tenha cuidado com as afirmações pessoais

Certas perguntas são comuns a todo tipo de entrevista de emprego — quais são os seus defeitos, quais são os seus sonhos, entre outras. Assim, é importante ser transparente e prático: não minta nem dê respostas clichês (como “ser perfeccionista”). Assuma os seus problemas, mas dê ênfase ao que você faz para resolvê-los.

2. Demonstre interesse na vaga

Mais do que saber as características da escola para se localizar no seu contexto, use esse conhecimento para demonstrar interesse. Assuma que você estudou a escola, a vaga e suas particularidades. Assim, mais que boa noção da escola, você também ganha pontos indicando esforço e proatividade.

3. Seja transparente

Vale a pena ressaltar a importância desse conselho: é um vício de muitos candidatos diminuir as suas faltas e exagerar as suas características. O problema disso é que, antes mesmo de terminar o processo seletivo, pode haver cobrança do que foi dito — por exemplo, fazer uma entrevista em inglês com alguém que se afirmou fluente.

4. Encare o processo como um aprendizado

Uma das melhores formas de se tranquilizar é ver os desafios como aprendizado. No caso dos processos seletivos, vale o mesmo: pense que, ainda que não consiga a vaga, outra oportunidade surgirá — e você poderá se garantir no que havia faltado (um currículo melhor, revendo as suas falas, entre outros).

De maneira geral, você deve se esforçar para deixar os seus talentos e qualidades serem vistos — invista em um bom currículo, objetivo e com bom design; nem exagere nem se diminua; tome cuidado para que a sua postura reflita as características da escola e da vaga.

Seguindo esses conselhos, ser contratado no processo seletivo para professor será uma certeza! Agora, é conseguir encontrar a escola e a vaga que sejam a sua cara, para você brilhar!

Entre em contato com a Escola Contrata para conhecer as vagas e saber como dedicar o seu talento a uma delas!

2 Comentários
  1. Maria de Fátima dos Santos Diz

    Sou pedagoga e gostaria de uma oportunidade de emprego para melhorar meu currículo e poder fazer o meu melhor desempenho de minhas funções de professora de educação infantil e adquirir experiência na área

    1. Escola Contrata Diz

      Você já está cadastrada no site escolacontrata.com.br ? Lá você encontrará dezenas de oportunidades de emprego na sua área.;)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.