Recrutamento e Seleção na área de Educação

Pais e professores: aprenda como melhorar esse relacionamento

0

Um dos requisitos básicos para ter êxito na educação é a comunicação entre as famílias dos alunos e os funcionários da sua escola. Afinal de contas, a transparência entre instituição, pais e professores é fundamental para criar um ambiente estimulante e propício ao desenvolvimento de todos os estudantes.

Para ajudar você a melhorar esse relacionamento, no post de hoje, trouxemos 5 dicas de como estimular o diálogo entre responsáveis e professores de forma direta, dinâmica e efetiva. Continue a leitura!

1. Promova reuniões periódicas

Essa é uma prática já conhecida em muitas escolas, mas que tem caído em desuso com o dia a dia mais atarefado e ocupado, tanto dos professores quanto dos pais. Entretanto, mesmo com as adversidades de agendas distintas, procure estabelecer um calendário pré-definido de reuniões no início dos semestres.

Nesses encontros, apresente a programação da escola, ofereça um espaço para esclarecimento de dúvidas mais recorrentes, aborde as propostas pedagógicas do colégio ― geral e de cada série ―, informe sobre eventuais mudanças no corpo docente e apresente os resultados do trabalho e investimento que o colégio vem realizando.

2. Marque encontros pessoais

Ainda no tema de promover reuniões presenciais entre pais e professores, marque encontros mensais ou bimestrais com os responsáveis de cada aluno. Essa é uma excelente oportunidade para estabelecer vínculos com os familiares e dar informações cotidianas do estudante além de como anda seu desempenho escolar, seus relacionamentos com os demais colegas e o seu comportamento em sala de aula.

3. Realize eventos para toda a família

Além de reuniões e encontros presenciais na escola, invista em eventos que vão além e buscam reunir toda a família, como: exposições, convenções, feiras e datas festivas.

Outra possibilidade, são oficinas onde os parentes dos alunos possam participar de gincanas, apresentações e depoimentos onde retratem um pouco da história da família e suas curiosidades como, por exemplo, avós que tenham uma trajetória como imigrantes no Brasil. Esses são alguns dos exemplos que levam as famílias a interagir de forma descontraída com o colégio e, assim, estreitam a relação entre alunos, responsáveis e professores.

4. Use a tecnologia para aproximar pais e professores

Hoje, a maioria das pessoas está conectada 24h, seja no computador, smartphone ou tablet. Que tal usar a tecnologia como uma grande aliada na relação entre pais e escola? Você pode disponibilizar virtualmente e enviar por e-mail a agenda escolar, boletins, boletos das mensalidades, cardápio do refeitório, avisos, relatórios, etc.

Aproveite também as possibilidades oferecidas pelas redes sociais. Esses espaços podem ser uma alternativa para os pais ficarem atentos à rotina escolar dos filhos. Alimente as redes com vídeos, fotos e atualizações em tempo real. Complemente o uso da tecnologia e da internet para engajar estudantes, família e educadores por meio das duas maneiras.

Além das páginas oficiais da escola, pode ser interessante criar grupos no Facebook para integrar os alunos, pais e professores. Ali, os estudantes poderão tirar dúvidas, conferir gabaritos, pegar material para estudo e pedir orientações a seus educadores. Os responsáveis, por sua vez, poderão usar os grupos como um canal direto de comunicação com os docentes, fortalecendo assim o vínculo com quem atua na educação de seus filhos.

No site da escola, fóruns de discussão, ouvidoria e central de dúvidas são alguns exemplos de promoção do diálogo entre ambos os lados.

5. Estimule atividades de casa com a participação dos pais

Incentivar a participação dos pais na educação da criança, encorajando-os a se envolver diretamente com as tarefas e atividades de casa, é extremamente útil. Esses pequenos momentos são eficientes para que a família esteja ciente da rotina escolar dos alunos e compreenda o que os professores estão lecionando e cobrando na aprendizagem deles.

Os profissionais da educação possuem um papel fundamental para que os alunos assimilem as matérias e tenham um desempenho positivo, agindo ainda como estímulo ao desenvolvimento do ambiente escolar e ajudando a evitar a evasão dos estudantes. Por isso, é imprescindível estimular a comunicação entre pais e professores.

Agora, conte pra gente: o que seu colégio tem feito para estimular esse contato mais próximo entre ambiente escolar e família? Quais dúvidas você encontra nesse sentido? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.