Recrutamento e Seleção na área de Educação

Gestão escolar: como construir autonomia dos seus alunos?

4

Quem é diretor de uma escola sabe muito bem como é importante introduzir na gestão escolar práticas que desenvolvam as qualidades dos alunos. E dentre elas está a capacidade de autonomia.

Estudantes autônomos são aqueles que conseguem se autogovernar, formular as próprias decisões, desenvolvendo um senso crítico. Incentivar essa atitude traz benefícios, tanto para o aluno quanto para a escola, que melhoram os rankings de qualidade e reconhecimento por outras instituições.

Mas como os alunos podem conquistar essa autonomia? Continue a leitura e conheça 5 dicas de como desenvolver essa habilidade no ambiente escolar!

1. Permita que o aluno seja protagonista

Muitos professores ainda possuem uma postura centralizadora do conhecimento. Eles se posicionam como detentores do saber, dificultando o processo de autonomia dos alunos. É necessário que você chame a atenção dos professores quanto a esse comportamento.

Sugira que o professor incentive os alunos para participarem da construção do saber. Por exemplo, proponha que, durante as aulas de leitura, o professor leve várias opções de texto para que a criança faça a escolha. Assim, ela não vai se sentir pressionada e terá liberdade para ler o que preferir, sem fugir do cronograma pedagógico.

2. Adote atividades em grupo na gestão escolar

A autonomia também se dá quando o aluno é capaz de interagir com outros colegas. Isso porque o estudante sai daquela condição de depender da interferência do professor para se comunicar e estabelecer relações com seus pares.

Sendo assim, promova na escola trabalhos em grupos. Peça aos professores que coloquem seus alunos para discutir um tema entre si desenvolvendo um projeto em que todos os membros participem com ideias. Dessa forma, os alunos vão se ouvir e se sentir úteis na formação do conhecimento.

3. Incentive o fluxo de criatividade

Outra maneira de estimular a autonomia dos estudantes é deixar a criatividade fluir. Converse com os professores para que possibilitem que os alunos façam pesquisas sem restrições.

Recomende que os estudantes pesquisem sobre determinado tema. Porém, não imponha um filtro ou limite as direções para a busca das informações. Sugira ao professor conhecer algumas tendências mais importantes na área de educação para estimular a criatividade dos alunos.

4. Deixe os alunos errarem

Uma das situações que fazem com que aluno fique dependente do professor é o medo de errar. Alguns estudantes ficam estagnados por terem pavor de dar uma resposta errada ou se equivocar sobre determinado assunto. Liberte seus alunos dessa insegurança!

Elabore atividades na escola com as quais os estudantes não estejam acostumados. Permita que eles errem sem medo. Trabalhe colaborativamente com os professores no intuito de que eles passem aos alunos a ideia de que errar faz parte do processo de aprendizagem.

5. Trabalhe o emocional dos alunos

A dependência emocional também é um fator que dificulta a autonomia dos alunos. Muitos deles precisam da aprovação quase que constante por parte dos professores para conseguir ir em frente. Parece que não sabem ter autossatisfação nas atividades escolares.

Se isso acontece com seus alunos, trabalhe o emocional deles. Reúna a equipe psicológica da escola e os professores para falar sobre isso. Procure saber sobre as vontades dos alunos e peça para que eles mesmos façam uma avaliação sobre seu desempenho durante as aulas. Dessa maneira, os alunos vão desenvolver a autocrítica e poderão ser mais confiantes.

Estas foram 5 dicas primordiais que você deve incorporar na gestão escolar para desenvolver a autonomia dos estudantes. Também, leve em consideração que, para ter alunos bem qualificados, é preciso contar com uma boa equipe de colaboradores. Sendo assim, procure realizar testes de personalidade nos processos seletivos da sua escola!

Aprovou as sugestões? Já obteve algum resultado positivo aplicando algumas destas dicas? Deixe seu comentário!

4 Comentários
  1. Carla Diz

    Excelentes dicas.

    1. Escola Contrata Diz

      Olá Carla,

      Agradecemos sua participação e elogio.
      Esperamos poder oferecer conteúdos cada vez mais relevantes.

      Um abraço!

  2. Alcilia Encilia Fernandes Diz

    Prezado (a) Senhor (a)
    Busco minha efetivação no mercado de trabalho, para novos desafios e desenvolver um trabalho objetivo e gerar bons resultados, procuro sempre estar informada as novas mudanças para junto proporcionar meu crescimento e da empresa. Dentre minhas características profissionais destacam-se o perfeccionismo, dedicação, facilidade de interação com o grupo, responsabilidade, aptidão, competência, esforçada, eficiência, positiva, habilidade, produtiva e gosto de novos desafios. Desde já grato. Alcilia.

    1. Escola Contrata Diz

      Olá Alcilia,

      O Escola Contrata é um portal de empregos voltado para os profissionais do segmento educacional.
      Criamos este blog com o intuito de publicar artigos e promover a discussão de temas relativos ao setor.
      Agradecemos sua participação.

      Informamos que você poderá divulgar seu currículo cadastrando-se no site http://www.escolacontrata.com.br.

      Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.