Recrutamento e Seleção na área de Educação

Entenda a importância de capacitar os professores da escola

0

O gestor escolar precisa lidar com muitas situações em diversos setores para que seu empreendimento prospere. Uma área de vital relevância para a escola é o corpo docente; se este não é bem estruturado, não haverá sucesso na atividade.

Contratar profissionais qualificados é primordial, mas nosso post falará sobre uma prática que fará toda a diferença no ambiente escolar. Você costuma capacitar professores em sua escola? Ainda não? Então continue lendo e descubra o quanto sua escola pode prosperar com esse recurso.

Por que é importante promover a capacitação profissional?

Quando uma instituição contrata um professor, é necessário garantir que o profissional entenda a missão da escola, os valores, a linha de pensamento e sua metodologia. Essa é a primeira função do treinamento e permite a desvinculação do professor do modo de trabalho de empregos anteriores.

O profissional capacitado terá maior rendimento, uma vez que há menor chance de erro por ele já saber como proceder. As atividades serão realizadas com mais segurança e agilidade.

Outra vantagem é que uma equipe bem treinada sabe como utilizar os recursos da empresa da melhor forma, evitando desperdícios e gastos com reparos, o que significa uma forma de economia para a escola.

O tema de tecnologia e acesso à informação não pode ser ignorado por um estabelecimento educacional que queira ser bem-conceituado. Por essa razão, ao capacitar professores, consegue-se suprir a necessidade de estar em dia com as novas tendências.

Outro elemento favorável é o fato de que, ao capacitar os professores e demais funcionários, cria-se uma equipe coesa e adaptada à escola e seus princípios. Isso ajuda muito a manter os funcionários vinculados à instituição, evitando-se o turnover.

Quando a escola prepara sua equipe de professores, pode deparar-se com profissionais qualificados tecnicamente, mas despreparados em termos emocionais (relacionamento com colegas e alunos). O oposto também é possível e nenhuma dessas situações é recomendada. Esse é um bom exemplo de como o treinamento poderá diagnosticar e sanar as lacunas, potencializando qualidades.

Qual é a importância de capacitar professores?

O professor deve ser visto como um representante da escola. Ele representa a imagem da instituição perante os alunos. Para que ele transmita a imagem desejada, é necessária a capacitação.

A formação continuada de professores é uma forma de motivação e demonstração da valorização do profissional. Sabemos que a nossa cultura não valoriza como deve a classe docente; dessa forma, o gestor que investe nessa área torna sua escola um ambiente de trabalho altamente atrativo para professores de boa formação.

Em uma escola, o bem de produção mais valioso é o professor. Por isso o interesse na qualificação; caso não seja constante, deve ser ao menos periódica, por parte do estabelecimento. Essa é a chave para o sucesso desse tipo de empreendimento.

Retomando a questão da tecnologia, a capacitação permitirá que os professores adotem ou incorporem novas práticas educacionais ao método tradicional, a fim de manter o interesse dos alunos e garantir bons resultados no aprendizado.

Se a escola não investe na capacitação profissional, ela não será viável a longo prazo, mesmo que ela invista em infraestrutura moderna e tecnológica, porque a intermediação entre o recurso e o aluno será falha.

Quais são os benefícios para o ambiente escolar

A escola interessada em capacitar professores obtém muitas vantagens, como a promoção e a manutenção do padrão de qualidade da escola. Ela também conseguirá reduzir gastos, com ganho de eficiência do corpo docente.

Outro benefício é a atração, para seu quadro, de profissionais mais preparados e dispostos a manterem-se inteirados da nova realidade.

O treinamento de funcionários ajuda a escola a manter-se atualizada, colaborando com a sua reputação no mercado. Além disso, uma escola com professores treinados e ambientados às inovações tecnológicas e educacionais despertará o interesse não só dos pais, mas também dos alunos.

Finalmente, queremos dizer que capacitar professores deve ser visto como um investimento. Deve-se abandonar as práticas mesquinhas que prejudicam o desenvolvimento do negócio sob a alegação de uma aparente contenção de gastos. Quem não se preocupa com essa questão terá consigo colaboradores acomodados e sem perspectiva profissional.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Coordenadores pedagógicos: a importância de compartilhar informações” . 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.