Recrutamento e Seleção na área de Educação

Entenda a importância da boa relação entre professor e alunos

1

Já imaginou como seria a aula em que existisse uma boa relação entre professor e aluno? Sem dúvidas, o aprendizado seria eficiente e a aula bastante produtiva. É fato que os alunos precisam estar à vontade para sanarem suas dúvidas e compartilharem seus conhecimentos em sala, mas, para que isso aconteça, é preciso ter uma abertura na comunicação com seus educadores, sem qualquer barreira.

Muitos alunos acabam evitando fazer perguntas ou até mesmo abandonando as aulas por não terem liberdade e, muitas vezes, por medo do professor. São limitações que prejudicam o desempenho dos estudantes e, consequentemente, o trabalho do próprio educador.

Portanto, a comunicação deve ser privilegiada dentro de sala de aula para que, além de conteúdos, o professor possa transmitir valores, conceitos e ideias sobre diversos assuntos, contribuindo assim, para o desenvolvimento dos estudantes. Pensando em ajudar, listamos 4 dicas para manter um bom relacionamento entre professor e aluno. Vamos a elas?

1. Dialogue com seus alunos

Nada melhor que uma boa conversa para resolver problemas em sala de aula, certo? Independentemente da personalidade dos alunos, é sempre importante que o professor mantenha um diálogo aberto.

Principalmente se o aluno estiver com dificuldades ou com comportamentos indisciplinares, não é ignorando-o que o problema será solucionado. Conversar e procurar entender as atitudes desse estudante é a melhor saída.

É importante que, ao ensinar um conteúdo ou explicar como deverá ser realizada uma tarefa, o professor estabeleça um diálogo para que toda e qualquer dúvida possa ser esclarecida. O diálogo é importante para que o professor possa deixar claro a importância de cada atividade, fazendo com que o aluno entenda os benefícios e a função de cada uma.

2. Invista em uma aula mais dinâmica

Os estudantes dessa nova era não dão atenção para aulas presas no livro didático e centradas no professor. Com a evolução da tecnologia, os conteúdos estão cada vez mais facilitados e disponíveis para que os alunos acessem na hora que quiserem. Desse modo, o professor precisa preparar aulas inovadoras para motivar e manter a atenção da turma.

Utilize dispositivos que façam parte do dia a dia desses estudantes, como tablets, smartphones e notebooks, e faça uma aula interativa em que eles possam participar e dar suas opiniões. Adicionalmente, realize debates entre grupos, abuse dos recursos de áudio e das redes sociais, não se esquecendo dos aplicativos gratuitos para a sala de aula, como o Duolingo, Kahoot, YouTube, Peak, entre outros.

3. Abra espaço para feedbacks

Relacionamento é uma troca, logo, além de falar sobre os problemas dos alunos, o professor deve deixá-los falar sobre os pontos que ele precisa melhorar. É muito importante — em especial, na educação — que tanto o educador quanto o aluno saibam reconhecer seus erros e acertos, para terem progresso em suas ações.

Para não causar constrangimentos, uma ideia muito boa é propor que as considerações dos estudantes em relação às ações do professor sejam feitas em papel, sem necessariamente colocar identificação.

Assim, o professor poderá ler os comentários e falar para a sala o que todos em geral avaliaram. Já para as avaliações feitas pelo educador aos alunos, é interessante que sejam individualizadas. Dessa forma, o amigo não ouve o problema do outro, visto que muitos são tímidos e não desejam expor sua vida.

4. Seja transparente com seus alunos

Divulgar aos estudantes quais são os seus critérios avaliativos é uma forma de mostrar respeito e transparência. É muito importante que os alunos possam ter consciência do que esperar da nota e do seu desempenho. Além disso, tente explicar a eles o motivo da nota, onde houve o erro e qual foi ele. Criar um ambiente em que seja possível debater temas e dúvidas, além de facilitar o desempenho, vai demonstrar interesse e respeito pelo aluno.

O professor precisa estabelecer uma relação de igualdade com seu aluno e jamais ser um inimigo. A relação entre professor e aluno deve ser trabalhada todos os dias para garantir um aprendizado mais eficiente e um maior engajamento de ambos.

E aí, o que achou do post? Gostou? Então, deixe o seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente e com os nossos demais leitores!

1 comentário
  1. Leila Diz

    Concordo plenamente com as quatro propostas .
    Um bom professor precisa ser educado com seus alunos, estabelecer uma frente de parceria e ser firme nas suas decisões.
    Ouvir , ser avaliado só melhora o relacionamento entre ambos e muitas vezes traz a solução desejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.