Recrutamento e Seleção na área de Educação

Educador: saiba como aproveitar melhor o conselho de classe

0

O conselho de classe é o momento para avaliar o currículo, a metodologia usada para o ensino e o sistema de avaliação da instituição, ou seja, um momento de reflexão e de revisão das estratégias utilizadas pelos docentes. A participação do educador no conselho permite que ele reavalie sua prática didática, proporcionando bons resultados na aprendizagem.

Há uma ideia em muitos educadores de que o conselho não serve para nada e, por isso, não participam e nem querem saber o que foi discutido e decidido. Obviamente que, um conselho mal planejado, não vai ser produtivo. Utilizar esse momento para criar confusões, desabafar ou até mesmo tornar os alunos réus são atitudes que não vão de acordo com a função do conselho de classe.

Para que esse evento exerça a sua função de discutir sobre a aprendizagem dos alunos e sobre os resultados dos métodos utilizados é preciso um bom planejamento. Confira algumas dicas para um conselho de classe eficaz. Boa leitura!

Utilize a sua experiência profissional

Dividir suas experiências com os demais educadores é essencial para ajudar o grupo com estratégias de ensino. Se a sua didática é eficiente, compartilhe e, caso não esteja sendo capaz de atingir bons resultados, peça que seus amigos dividam ideias para melhorar o seu método.

Para que o processo de ensino e de aprendizagem seja analisado sob vários pontos de vista, os educadores terão de discutir em grupo. O conselho de classe permite essa troca de experiências e essa é uma das poucas oportunidades para esse debate.

Discuta sobre o trabalho dos estudantes

Informações sobre as produções e sobre as dificuldades dos alunos são importantes e necessitam ser compartilhadas com os outros docentes. Lembre-se que este é um momento de troca. É claro que cada educador terá um olhar diferente, então, é crucial que haja um entendimento.

O conselho de classe não é um tribunal, onde os professores precisam condenar o réu, certo? Sendo assim, em vez de apontar apenas os erros e o que o aluno não produziu durante o período letivo, tente olhar para o que ele fez e realize uma análise coletiva.

Anote conteúdos, avaliações e projetos

Como foi dito acima, cada educador terá o seu ponto de vista, então, se deseja que o seu seja considerado no conselho, tenha em mãos todas as anotações para provar seus argumentos. A sua nota poderá ser alterada caso você não tenha suas anotações.

No caso do conselho, apenas seus argumentos não serão suficientes para garantir que alguma alteração precisa ser feita. Mostre registros coerentes e fique respaldada.

Respeite a opinião alheia

Uma equipe que tem objetivos definidos sabe que confusão não vai atingir bons resultados, não é mesmo? Respeitar a opinião de outro docente significa maturidade e admiração. Cada educador tem o seu modo de avaliar um aluno e, considerando que as disciplinas são diferentes, consequentemente, o desempenho em cada uma delas também será diferente.

O educador pode ter uma visão diferente do outro, porém, seu objetivo no conselho é o mesmo: garantir melhores resultados no ensino-aprendizagem. Lembre-se que professores motivados buscam um ensino mais eficiente para os alunos, então, admirar e respeitar eleva o potencial do professor, proporcionando qualidade no ensino.

Proponha mudanças

O conselho de classe é um espaço de análise, de reflexão e também de mudanças. De que adianta discutir sobre currículo, metodologia e avaliação sem propor que mudanças sejam feitas para melhorar ainda mais os resultados?

Logo, após tantas reflexões e contribuições, é preciso que os educadores sistematizem todas as ideias e apresentem propostas de mudanças que levem essas discussões para a prática. Este é o momento ideal para avaliar se a escola está caminhando para um futuro de sucesso dos alunos e, sobretudo, para traçar metas e garantir que as mudanças sejam cumpridas.

Você curtiu este post sobre como aproveitar melhor o conselho de classe? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber em sua caixa de mensagens as nossas novidades!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.