Recrutamento e Seleção na área de Educação

Diretora de escola: saiba como a tecnologia pode ajudar na sua função

0

Qual é a função de uma diretora de escola? Idealmente, ela é uma educadora que cuida do projeto pedagógico, supervisionando e orientando o corpo docente. Além disso, ela se encarrega da parte administrativa; o que inclui lidar com finanças, orientar o trabalho dos professores e supervisionar o acompanhamento dos alunos. Tudo isso mantendo em vista as leis e normas que regem o sistema educacional.

Ainda não acabou. Uma diretora de escola ainda precisa cuidar do relacionamento com a comunidade, especialmente com os pais e responsáveis pelos alunos. Mesmo com muita competência e boa vontade, as atribuições parecem intermináveis!

Felizmente, a tecnologia pode ajudar, e muito, na função de diretora de escola. Vamos ver como isso é possível? Acompanhe o nosso post.

A tecnologia auxiliando a diretora de escola

A tecnologia já está presente no dia a dia dos alunos, facilitando as pesquisas e as atividades escolares. E, assim como a internet, os computadores e outros dispositivos eletrônicos facilitam o aprendizado dos estudantes, a diretora também pode se beneficiar dessas ferramentas.

Armazenamento de dados na nuvem

Administrar uma escola envolve lidar com uma montanha de papéis, relatórios, normas, e mil documentos que podem se perder e gerar problemas, além de demandar muito espaço físico para arquivamento.

As soluções tecnológicas, como o armazenamento na nuvem, ajudam a manter os dados escolares em segurança. Os arquivos são mantidos no servidor, sem ocupar espaço físico na escola e nem na memória do computador.

Oferta de disciplinas a distância ou semipresenciais

A educação a distância (EAD) é uma modalidade adotada com sucesso por muitas escolas. Um computador e uma conexão com a internet levam as aulas diretamente ao estudante, sem a necessidade de deslocamento para a escola física.

É mais uma das muitas comodidades que a tecnologia proporciona ao universo da educação.

Canal de comunicação entre a comunidade escolar

Muitas escolas mantêm um portal na internet para reunir todas as informações e recursos importantes para a vida escolar. Assim, podem estar ao alcance de alguns cliques:

  • e-mails comunicando eventos na escola;
  • calendário de provas;
  • avaliações;
  • notícias sobre exames vestibulares;
  • todas as informações necessárias sobre o funcionamento da escola.

É possível deixar todos esses dados disponíveis também para os pais e responsáveis, e não só para os estudantes.

Ferramentas para a gestão financeira

A internet proporciona comodidade para a gestão financeira, desde o controle da conta da escola pelo internet banking, até a folha de pagamento e encargos trabalhistas e tributários.

Há soluções tecnológicas que facilitam a organização do almoxarifado e o controle dos estoques de material escolar — tudo para que a função da diretora de escola seja facilitada.

Seleção e recrutamento de profissionais

A seleção de pessoal pela internet é um processo mais rápido e eficiente, uma vez que elimina etapas no recrutamento e desafoga a agenda apertada da diretora de escola. O profissional é selecionado adequadamente, de acordo com o perfil ideal, antes mesmo de se apresentar para a entrevista.

As ferramentas tecnológicas selecionam currículos, aplicam testes e monitoram as ofertas de vagas para cada cargo. Até mesmo a entrevista pode ser feita a distância, pela webcam.

Também nesse item, o uso da tecnologia na escola significa permite processos mais ágeis, com menos burocracia, menos uso de papel impresso, mais qualidade e melhores resultados.

Como você, diretora de escola, pode perceber, há ferramentas tecnológicas valiosas para ajudar no desempenho de sua função. O uso delas vai otimizar sua agenda e permitir que dedique mais tempo aos aspectos pedagógicos na condução da escola.

Foi bom saber como a tecnologia pode ajudar em sua função? Então, entre em contato conosco para conhecer nossa plataforma para gestão de recursos humanos. Você vai gostar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.