Recrutamento e Seleção na área de Educação

Crescimento profissional: 4 dicas para investir na carreira em 2019

0

Dificuldade em encontrar a vaga adequada para o seu perfil? Não sabe qual caminho seguir para investir na sua carreira e conseguir crescimento profissional? Calma! Como o mercado está cada vez mais concorrido, muitas pessoas estão nessa mesma situação. No entanto, para se destacar, é importante estar em constante atualização.

Antigamente, uma única graduação era o suficiente para conquistar uma excelente oportunidade de trabalho. Mas as coisas mudaram e, hoje, as empresas e as instituições de ensino buscam profissionais qualificados por meio de cursos de extensão, pós-graduação e especialização.

Investir na carreira é uma das prioridades daqueles que querem crescer profissionalmente. Então, para ajudar você a alcançar os seus objetivos em 2019, preparamos quatro dicas de como investir na carreira e conquistar uma boa vaga de emprego em uma escola. Inspire-se!

1. Faça um planejamento

Sempre que o objetivo é obter algo em nossa vida, é preciso se planejar em primeiro lugar. Na carreira profissional, isso também acontece. Então, antes de mais nada, saiba o que você almeja para o seu futuro. Defina em qual estágio você está e o que é preciso para alcançar o seu objetivo.

Trace metas realistas, isso é, aquelas que são possíveis de serem mensuráveis e que você possa ver se estão sendo atingidas ou não. Uma dica é fazer um plano de ação e colocar nele todas as atividades que serão necessárias para atingir a sua meta traçada.

Anote os cursos que você precisa fazer, livros que devem ser lidos e se organize. Lembre-se de que, com o avanço da tecnologia, existem diversas possibilidades para se especializar em uma área. Então pesquise sobre cursos, palestras, sites e blogs e fique por dentro dos assuntos importantes para a sua carreira.

2. Invista na sua capacitação

Buscar capacitação jamais vai ser uma perda de tempo. Seja para quem está querendo um novo cargo, seja para quem está procurando um emprego, realizar cursos (de extensão, pós-graduação ou especialização) é um fator essencial no momento de investir na carreira e garantir o crescimento profissional.

Hoje em dia não há desculpas para aqueles que não podem frequentar aulas presenciais ou que estão com orçamento apertado. Existem muitas alternativas disponíveis pela internet, instituições de ensino de excelente reputação disponibilizam, além dos cursos regulares, conteúdos gratuitos on-line . Busque por cursos, fóruns sobre o assunto, materiais de apoio, livros, e-books, blogs especializados, enfim, são muitas as possibilidades.

3. Atualize o seu currículo

Muitos profissionais acabam se esquecendo de atualizar o currículo na hora de procurar uma vaga de emprego. Mas esse é um ponto muito importante e deve receber atenção especial.

Saiba se apresentar e organize o seu currículo para deixar em evidência todas as suas experiências profissionais. Não se esqueça de reservar um espaço para colocar os cursos realizados e todas as suas capacitações.

4. Desenvolva seu autoconhecimento

É sempre fundamental estar em dia com os assuntos que dizem respeito a sua área de atuação ou até mesmo ao cargo que deseja ocupar. Por isso, busque aprimorar os seus dons e talentos constantemente. Com certeza, os seus concorrentes estarão fazendo a mesma coisa, portanto, esteja preparado para disputar território com eles.

Mas estar preparado e bem qualificado tecnicamente para conseguir uma boa vaga não é suficiente. Saiba que, em sua jornada, será preciso lidar com muitas situações que vão exigir mais habilidade emocional do que conhecimento técnico, uma vez que você estará lidando com pessoas. Diante disso, é necessário aprimorar também o autoconhecimento para saber lidar com todos os obstáculos.

Investir em um programa de coaching de carreira é um recurso muito utilizado por profissionais que estão em processo de mudança de emprego. Contar com um profissional especializado que o ajude a estabelecer metas, identificar e valorizar seus pontos fortes e melhorar aqueles não tão favoráveis, pode ser um divisor de águas na sua carreira.

O sucesso e o fracasso andam sempre lado a lado, mas lembre-se de que a sua jornada vai depender do tamanho da sua determinação. Boa sorte e sucesso!

Gostou do post sobre as dicas para crescer profissionalmente? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.