Recrutamento e Seleção na área de Educação

Coordenadores pedagógicos: a importância de compartilhar informações

2

Ainda que a atuação dos professores em sala de aula seja central na rotina da escola, quem trabalha com educação sabe que, para a magia acontecer, há uma série de outros profissionais da área envolvidos, como os coordenadores pedagógicos.

Uma gestão bem executada, por exemplo, implica grandes impactos no trabalho de toda e equipe e no objetivo principal da instituição: o aprendizado dos alunos.

Os coordenadores são os responsáveis por observar de forma ampla as dificuldades e os resultados da escola, coisa que os professores — muito atentos ao cumprimento do currículo e às questões mais imediatas relativas às suas turmas — não têm oportunidade de fazer.

Pensando na importância de se compreender as atribuições dos profissionais que virão a incorporar sua equipe, no post de hoje vamos falar um pouco sobre o trabalho dos coordenadores pedagógicos descrevendo-o em suas três principais frentes:

  • condução das reuniões pedagógicas;
  • acompanhamento da atuação dos professores;
  • avaliação dos resultados.

Confira!

As reuniões pedagógicas

Esse é o momento em que os coordenadores pedagógicos proporcionam à sua equipe atividades de formação continuada, para que os professores não parem de refletir sobre as suas práticas e a buscar novos métodos que atendam melhor às necessidades dos alunos.

Além disso, é em reuniões como essas que se expõe um plano de ação pedagógica e se atribui tarefas para os diversos profissionais da escola em vista da resolução, ou prevenção, dos problemas encontrados.

Se são crescentes os casos de bullying, por exemplo, é papel desses profissionais pensarem sobre formas de como educar os alunos sobre o assunto, envolvendo a comunidade escolar nesse processo, para evitar que se instaure ou perpetue um ciclo de violência.

O acompanhamento da atuação dos professores

Eles também devem ficar atentos a como as reflexões e determinações das reuniões pedagógicas impactam às aulas. Além de coletar informações sobre a execução das atividades para uma avaliação completa.

Também é importante a possibilidade de encontros individuais com os professores para que eles disponham de um espaço para relatar as suas dificuldades e receber orientações dos coordenadores pedagógicos, que mirem numa atuação mais eficiente desses profissionais.

O exame dos resultados obtidos

Com os dados da aprendizagem dos alunos e das atividades promovidas pelos professores, os coordenadores pedagógicos podem, então, refletir sobre os impactos do plano pedagógico e fazer as alterações necessárias.

O trabalho na escola é um constante aprendizado para os profissionais envolvidos. Por isso, é por meio da experimentação de diferentes métodos que se encontram as soluções para os problemas da escola.

Portanto, essa última etapa realimenta a primeira, criando um ciclo de trabalho que mira na constante melhoria do ambiente escolar, de maneira a torná-lo mais proveitoso e acolhedor para os alunos.

A troca de experiências entre os coordenadores pedagógicos

Se o trabalho envolve tentativas e erros por parte da equipe pedagógica, o que impacta diretamente no aprendizado dos alunos e na sua experiência com a escola, o ideal é que a quantidade de erros seja minimizada. A melhor forma de fazer isso é refletindo sobre os resultados obtidos pelos colegas.

Desse modo, é de fundamental importância que os coordenadores pedagógicos, como parte da sua formação continuada, se mantenham em frequente contato com os colegas de outras escolas.

Esperamos que com o post de hoje você tenha compreendido melhor o papel dos coordenadores pedagógicos na escola. Achou o texto informativo? Então compartilhe nas redes sociais para que seus colegas também fiquem por dentro do assunto.

2 Comentários
  1. Juliana Diz

    Ótima reflexão. Todos dentro de uma escola forma um grande time, que quando sincronizado, só vem trazer ganhos para a instituição.

  2. Adriana Ribeiro Diz

    Fui Coordenadora por 15 anos (hoje trabalho como formadora) e concordo plenamente com o que foi dito no texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.