Recrutamento e Seleção na área de Educação

Confira 4 livros que todo professor deveria ler

0

Para ser um bom professor, não basta apenas dominar os assuntos das aulas. Também é necessário saber lidar com a diversidade das turmas, desenvolver a criticidade do seu alunado e planejar atividades que gerem engajamento. No entanto, nem sempre se aprende tudo isso na faculdade.

É para preencher esse tipo de lacuna que, mesmo depois de formado, você deve continuar se desenvolvendo. Pensando nisso, entre centenas de livros,  sugerimos uma lista com 4 livros que todo professor deveria ler. Confira!

LIVROS QUE TODO PROFESSOR DEVERIA LER

Na lista abaixo figuram grandes estudiosos da educação e seus livros, por tratarem de ensino-aprendizagem como um todo, são indicados para professores de quaisquer áreas.

1. A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, DE PAULO FREIRE

A pedagogia da autonomia, do renomado estudioso Paulo Freire, trata da relação entre o educador e os educandos e indica práticas pedagógicas que têm como objetivo o desenvolvimento da autonomia, da capacidade crítica e do gosto pela cultura. Em sua perspectiva, tal desenvolvimento deve ser buscado tanto pelo professor quanto por seus aprendizes.

Partindo de uma ética universal para a elaboração dessas práticas, o autor determina valores basilares para a tarefa do educador. Leitura imperdível para quem acredita no caráter político e transformador da educação.

2. LIÇÕES DO VELHO PROFESSOR, DE RUBEM ALVES

Lições do velho professor parte do pressuposto que o exercício da profissão leva à expertise. Sendo assim, ninguém melhor que o veterano Rubem Alves — aos 80 anos no lançamento do livro — para iluminar o caminho dos novos educadores.

Sendo uma obra que trata da sabedoria da experiência, ela compõe-se por uma seleção de textos de diferentes momentos da carreira do autor. Desse modo, além de oferecer lições, documenta o amadurecimento das ideias do velho mestre.

Qualquer professor que esteja buscando inspiração para enfrentar os problemas da sala de aula a encontrará nesse livro.

3. EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, DE JEAN PIAGET

Jean Piaget, em Epistemologia genética, apresenta sua teoria do desenvolvimento do conhecimento, na qual é o educando que, interagindo com os objetos, adapta-se melhor ao seu meio, ou seja, desenvolve sua inteligência.

O próprio título do livro aponta como a sua formação inicial, entre biologia e filosofia, foi importante para a elaboração da sua tese. Estudando a aprendizagem a partir de um olhar particular das ciências duras, o autor desenvolveu testes para avaliar o que ele chamou de estágios do desenvolvimento cognitivo.

Uma vez que muitos desses testes foram conduzidos com crianças pequenas, é uma leitura e tanto para os profissionais da educação infantil.

4. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO, DE FERNANDO HERNÁNDEZ E MONTSERRAT VENTURA

De autoria dos educadores Fernando Hernández e Montserrat Ventura, o livro objetiva a busca por uma educação que integre os conteúdos das diferentes disciplinas para a construção de uma aprendizagem mais significativa.

O estudo sugere que se articulem os conhecimentos das matérias na busca de um objetivo prático. Nesse sentido, os alunos seriam orientados a realizar projetos ao invés de apenas responder questões em provas.

Desse modo, eles precisariam utilizar os conteúdos de matemática, física, geografia e língua portuguesa para elaborar a planta de uma casa, por exemplo. Assim, o conhecimento na sala de aula seria tratado de modo mais parecido com o que o utilizamos fora dela.

Se você é um educador que tem vontade de inovar, mas não sabe como, essa dica de leitura vai propor alguns passos.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Como os preço dos livros costuma ser um grande obstáculo na hora de buscar novas leituras, trouxemos também algumas alternativas.

Você encontrará livros especializados gratuitos para empréstimo nas bibliotecas das universidades públicas, como na Faculdade de Educação da Universidade de São paulo (USP); livros diversos no portal Universia; e outros materiais para download no site do Todos Pela Educação.

Fique atento também para o acervo da biblioteca da sua escola. Muitas vezes elas contam com obras que todo professor deveria ler.

A leitura é importantíssima para o prosseguimento da formação do professor e, além dele, de qualquer outro profissional que deseje evoluir. Por que não começar a desenvolver esse hábito nos seus alunos agora mesmo? Confira esse post, no qual trazemos 5 dicas para ajudá-lo nessa missão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.