Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como usar o Instagram como uma ferramenta de ensino na sala de aula?

0

As tecnologias digitais revolucionaram nossos meios de comunicação e estão transformando o modo como aprendemos e nos relacionamos uns com os outros. Então, nada mais natural do que trazer essa revolução para a escola, não é?

Neste post, mostraremos a você como planejar uma atividade que envolva o uso do Instagram na sala de aula. Continue conosco e entenda como essa ferramenta pode ajudar a sua instituição a avançar para o futuro!

Utilidades do Instagram na sala de aula

O Instagram tem como principal função a postagem de fotos e vídeos, tanto de forma duradora quanto temporária. Além de divulgar seu próprio conteúdo, o usuário também tem acesso a um feed, ou seja, uma página inicial na qual aparecem as postagens mais relevantes dos perfis seguidos por ele.

No feed, é possível interagir com as fotos e vídeos alheios por meio de curtidas ou comentários, além de etiquetar ou buscar material por meio de #hashtags. Tendo em vista esse conjunto de funções, trouxemos três exemplos de usos do Instagram na sala de aula para inspirar você. Veja só:

Exibição de trabalhos

Um dos motivos para os alunos não se motivarem para a realização de trabalhos escolares é a artificialidade da tarefa. Você já parou para pensar na função das listas de exercícios e redações fora da escola? A verdade é que elas são pouco aplicáveis e não possuem valor em outros contextos, pois são gêneros estritamente escolares.

Que tal trocá-las então pela elaboração da planta de uma casa, ou pela postagem comentada de citações literárias? Desse modo, os alunos provavelmente vão se interessar em mostrar os seus trabalhos e conferir o que os colegas fizeram.

É para dinamizar esses processos que o Instagram entra. Crie uma conta da turma para postar todos os trabalhos ou, junto com os alunos, selecionar aqueles que devem ser exibidos. Além de motivá-los, a circulação desses trabalhos será bem maior do que se eles fossem apenas colados num dos corredores da escola, envolvendo melhor o restante da comunidade escolar.

Diário de campo

Entre as atividades preferidas dos alunos estão os passeios escolares. Em geral, eles são planejados a partir de algum objetivo pedagógico e contam com a explicação do próprio professor ou de um guia sobre o local que está sendo visitado.

Ainda que uma atividade fora da sala de aula seja muito prazerosa, existe o risco de não ter seu potencial totalmente explorado caso se transforme em mais uma aula expositiva. Uma vez que os alunos estão frente a frente com o objeto de estudo, seria bem proveitoso deixa-los falar sobre o que estão vendo, concorda?

Durante o passeio, eles podem ter a tarefa de fotografar o que acharem mais interessante e escreverem legendas contando o que foi aprendido. Desse modo, eles combinam a mobilidade da aula com a dos seus smartphones e fazem o exercício in loco. De quebra, você ainda terá um espaço organizado onde estarão armazenadas as atividades dos seus alunos, podendo inclusive dar seu feedback nos comentários das postagens.

Diário de classe

Para finalizar, falaremos sobre uma utilidade para os bastidores da aula, ou seja, que não envolve os alunos diretamente. O Instagram pode ser utilizado para registrar visualmente as atividades realizadas pelo professor, como um suplemento ao diário de classe escrito.

Registros como esse são fundamentais para que o educador saiba o que foi e o que não foi executado em cada turma, podendo refletir sobre os resultados da atividade, avaliar o seu planejamento e, a partir disso, propor melhorias para uma reaplicação no ano seguinte. A rede também pode funcionar como mais uma ferramente para a gestão da escola, ajudando a divulgar melhor suas atividades.

Se você concorda que utilizar as tecnologias digitais em sala de aula é importante, é preciso experimentar as possibilidades, então explore a ferramenta sem medo! Assim, você se tornará um professor conectado e capaz de trazer, para a escola, o que os alunos já fazem fora dela.

Gostou de conhecer algumas possibilidades do uso do Instagram na sala de aula e tem vontade de trazer inovação para a sua escola? Então assine nossa newsletter e receba outras dicas como essas diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.