Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como preparar o currículo ideal para professor

2

Para conquistar uma vaga de trabalho em uma área concorrida como a de Educação, é necessário adotar estratégias que chamem a atenção do recrutador. Uma delas consiste na apresentação da vida profissional, ou seja, na elaboração de um bom currículo para professor.

Assim, é importante saber os elementos que constituem o documento, a forma de organizá-lo, de modo a facilitar a leitura, e as informações que não são aconselhadas a constar.

No post de hoje, mostraremos como preparar o currículo ideal para você aumentar as suas chances no mercado de trabalho e alavancar a sua carreira. Confira!

1. Estabeleça a hierarquia dos dados

O currículo precisa apresentar uma leitura fluida e lógica para que o recrutador tenha interesse em lê-lo até o final. Assim, é fundamental obedecer uma hierarquia na organização dos dados.

De modo geral, pode ser interessante respeitar esta ordem: informações pessoais, objetivo profissional, formação, idiomas, cursos, histórico profissional e conquistas profissionais e acadêmicas. No tópico seguinte, falaremos mais detalhes sobre esses requisitos.

2. Preencha as seções com informações relevantes

Um currículo para professor precisa ser bem escrito, com linguagem clara e objetiva. Além disso, as informações devem oferecer relevância para a vaga pretendida. Entenda mais facilmente como fazer isso conferindo, a seguir, o que colocar em cada parte:

  • Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e e-mail;
  • Objetivo profissional: em uma linha, deve-se mencionar o cargo e a área de interesse;
  • Formação: as formações acadêmicas devem estar listadas, das mais recentes às mais antigas, constando os nomes dos cursos e das instituições de ensino e as datas de início e término;
  • Idiomas: se você tem algum conhecimento ou está estudando outro idioma, cite o nível que possui;
  • Cursos: incluem-se os cursos não acadêmicos que são da área de interesse da vaga. Eles devem estar listados, dos mais recentes aos mais antigos, com os respectivos títulos e os nomes das instituições realizadoras;
  • Histórico profissional: as 3 últimas experiências são listadas, seguindo também a ordem da mais recente para a mais antiga, com o nome da escola, o cargo ocupado e o período de atuação;
  • Conquistas profissionais e acadêmicas: as realizações profissionais e acadêmicas de destaque são resumidas nessa seção. Por exemplo, produção de artigos acadêmicos, publicação de livros e prêmios.

3. Observe alguns cuidados

Um currículo precisa ser bem elaborado para ser selecionado por um recrutador. Por isso, é importante tomar cuidado com certos erros que dificultam a contratação.

Um deles é em relação a informações irrelevantes, como dados muito pessoais, cursos incompatíveis com a vaga, motivo da saída e remuneração do emprego anterior, indicação de pretensão salarial e foto. Porém, há exceções, podendo a instituição contratante solicitá-los. Logo, é preciso fazer uma avaliação criteriosa, ou seja, verificar a documentação solicitada e conferir se o preenchimento dos dados está correto.

Outro cuidado é sobre o tamanho do documento. Não se recomenda ultrapassar duas páginas, pois um material cansativo pode mostrar pouca objetividade e, assim, fazer com que o leitor perca o interesse rapidamente.

Como você viu, o currículo para professor segue uma estrutura básica, que valoriza os pontos fortes do profissional, ou seja, sua formação e suas habilidades.

Por fim, além de preparar o documento da maneira correta, também é importante disponibilizá-lo nos locais certos, como em portais online específicos para os profissionais da educação. Quer experimentar esse ótimo tipo de ferramenta? Então, entre em contato com a Escola Contrata e conheça os nossos serviços!

2 Comentários
  1. Keiti Cavalcanti Diz

    Ótima as dicas para preenchimento do currículo,
    vou aplicar no meu.
    Obrigada

    1. Escola Contrata Diz

      Você já está cadastrado no site escolacontrata.com.br ? Lá você encontrará dezenas de oportunidades de emprego em escolas.;)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.