Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como o uso da tecnologia na educação contribui com a motivação dos alunos

0

Hoje em dia, existe uma grande preocupação com as aulas e atividades que são apresentadas aos alunos, desde a educação infantil até o ensino superior. A procura por um ensino atrativo, que auxilie no aprendizado, é o desejo de grande parte dos educadores. É fato que os estudantes dos dias atuais aprendem mais rápido e, por esse motivo, não conseguem ficar atentos por muito tempo em uma aula tradicional e monótona.

Há um anseio por novidades nessa nova geração. Portanto, é essencial a inserção da tecnologia na educação. Trata-se de uma necessidade inadiável, já que os recursos tecnológicos vêm se apresentando como soluções para os problemas enfrentados nas salas de aula.

Por meio das novas ferramentas, é possível despertar o interesse dos alunos e, ainda, contribuir para o aprendizado deles. Então, para ajudar você a entender como e de que modo a tecnologia pode ser positivamente adotada nas aulas, preparamos algumas dicas sobre como aplicá-la e garantir a motivação nos estudos. Boa leitura!

Como introduzir a tecnologia na escola?

Usar as ferramentas como um fim em si mesmas não deve ser o objetivo do processo. O ideal é saber de que maneiras elas podem ser empregadas nas aulas para melhorar o aprendizado e despertar a atenção dos estudantes.

O primeiro passo é preparar cada grupo (corpo docente, pais e alunos) que será afetado a partir da introdução da novidade. Em seguida, é preciso entender quais são as demandas dos alunos, pois, sabendo quais são os problemas e as demandas, fica mais fácil para que as mudanças apresentem resultados significativos.

Com base em um mapeamento das principais necessidades, basta colocar em prática o uso da tecnologia nas aulas, e, claro, não se deve esquecer da importância de capacitar os professores para a era da comunicação. Afinal, os docentes precisam estar a par das tendências mais atuais da disciplina e também das novas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas.

Como aplicar a tecnologia em sala de aula?

O modo como cada profissional vai inserir a tecnologia em suas salas vai variar muito de acordo com a estrutura organizacional, os recursos e as experiências. Para você ter uma ideia, preparamos alguns exemplos que podem servir de inspiração. Veja só:

Tablets

O uso de tablet já é uma realidade em algumas escolas particulares e públicas do Brasil. Existem muitos aplicativos e programas que aceitam testes e atividades que podem ser monitorados pelo educador por meio do dispositivo conectado à internet.

O uso do tablet traz muitos benefícios, como o aumento da produtividade dos alunos, já que eles têm facilidade para utilizar essas ferramentas e acessar diversas informações rapidamente.

Aplicativos

Muitos aplicativos podem ser empregados na sala de aula, pois são compatíveis com computadores, smartphones e tablets, aparelhos muito utilizados pelos alunos atualmente. Alguns exemplos de apps voltados para o desenvolvimento educacional são AppProva e Educreations. Além disso, é possível usar recursos do aplicativo do YouTube, plataforma que oferece diversos conteúdos audiovisuais gratuitos.

Celulares

Praticamente todos os alunos possuem um celular atualmente. Portanto, é muito interessante utilizá-lo em sala de aula para realizar pesquisas, usar os aplicativos e desenvolver atividades específicas.

Jogos educativos

Os jogos são muito importantes como ferramentas de ensino. Eles podem ser trabalhados com celulares, computadores e tablets. Um uso possível dos jogos é para ensinar disciplinas em que os alunos têm mais dificuldades, tornando os conteúdos mais próximos e fáceis de compreender.

Quais os ganhos da educação com a tecnologia?

Sabendo fazer um bom uso, a tecnologia pode aumentar a interação entre os alunos, facilitar o aprendizado e enriquecer as informações sobre os conteúdos. Os educadores precisam apenas saber combinar as atividades com os recursos tecnológicos para desenvolver, nos estudantes, o gosto pelos estudos.

A tecnologia na educação representa um ensino mais produtivo no futuro. Os recursos são inúmeros, por isso, faz-se necessária uma pesquisa detalhada a fim de analisar quais são as ferramentas que podem acrescentar no ensino. Sem esquecer, obviamente, que o importante não é a tecnologia em si, mas como ela será utilizada em sala de aula.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as atualizações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.