Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como manter os professores motivados e garantir a eficiência do ensino

0

A motivação é algo essencial para profissionais de qualquer setor ou empresa e, na educação, isso é ainda mais importante. O aprendizado depende de professores motivados e engajados com a proposta de ensino da escola.

É uma responsabilidade da instituição de ensino despertar e direcionar o entusiasmo dos seus professores, com ações diretas que vão potencializar essa motivação. Quando um profissional da educação está satisfeito com o seu trabalho, a qualidade daquilo que ele faz será maior e perceptível para os alunos.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas para manter os professores motivados e garantir a eficiência do ensino; confira:

Invista na formação contínua dos professores

Os professores são naturalmente apaixonados não apenas por ensinar, mas também por aprender. É um grande motivador para um profissional da área poder continuar estudando e ampliando os seus conhecimentos. E é dever da instituição de ensino oferecer condições e incentivos regulares para que isso aconteça.

Ofereça bolsas e cursos para os profissionais da sua instituição e seja flexível quando esses professores demonstrarem, por exemplo, a vontade de cursar um mestrado ou doutorado no exterior.

Remunere melhor os professores mais qualificados e faça deles um exemplo para o restante da equipe. Além da motivação, a formação contínua garante uma melhoria regular na qualidade do ensino.

Ofereça uma boa estrutura de trabalho

Quem quer ter os melhores profissionais em casa precisa estar pronto para entregar também a melhor estrutura para o trabalho. Um piloto de Fórmula 1 não se sente à vontade em um fusquinha e não consegue entregar todo o seu potencial neste veículo.

Se um professor acreditar que está trabalhando em uma estrutura ruim que esteja limitando sua capacidade de ensino e crescimento, ele ficará desmotivado e entregará resultados piores.

Portanto, é essencial que a escola invista em equipamentos e ferramentas adequadas para as salas de aula e laboratórios, atendendo as demandas do plano de ensino de cada professor.

Faça dinâmicas motivacionais regulares

Promova dinâmicas motivacionais regulares e cultive o engajamento e entusiasmo dos professores. Esse tipo de evento é interessante não só para fortalecer e alavancar a motivação, como também ajuda a consolidar os laços entre o profissional e a instituição de ensino.

Dinâmicas motivacionais podem parecer um clichê, mas são uma forma objetiva e clara de investir nos professores.

Forneça feedback justo para manter os professores motivados

Sempre elogie os melhores resultados e forneça feedback construtivo para os professores da sua instituição de ensino. Utilize ferramentas e métricas para obter uma visão imparcial da performance de cada um e lembre-se de recompensar os destaques.

Essa atitude é importante tanto para garantir que todos entendam os objetivos e valores da instituição de ensino e trabalhem orientados a eles, como também para que os professores se sintam valorizados dentro da escola.

Ofereça uma boa remuneração para a equipe de professores

Uma remuneração justa é condição primária para a satisfação de qualquer profissional. Se perceber que seus ganhos financeiros são menores que o padrão do mercado ou estão abaixo daquilo que acreditam merecer, os professores ficarão insatisfeitos e trocarão de emprego na primeira oportunidade.

Além de todas as outras estratégias para manter os professores motivados descritas neste artigo, lembre-se sempre de pagar remunerações justas que incentivem o trabalho deles.

E agora que você já conhece formas de manter os professores motivados, que tal ler mais sobre a importância de compartilhar informações na escola?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.