Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como bons professores ajudam a reter e captar novos alunos? Veja aqui!

2

Quando um novo ano letivo se inicia, a escola passa por algumas mudanças, o que pode incluir a chegada ou saída de alguns alunos. Os motivos para que um aluno deixe a escola podem ser variados, desde a mensalidade mais elevada ou a falta de conexão com a instituição.

Captar mais alunos e reter alunos antigos são ações importantes para a estabilidade da escola. Manter os estudantes e também seus pais interessados em continuar na instituição requer um bom planejamento, e muitas vezes isso pode estar ligado ao corpo docente. A qualidade dos profissionais de ensino de uma escola ajuda na atração e permanência dos alunos.

Leia o post e veja como os professores ajudam a reter alunos antigos e captar novos!

O professor ajuda a construir pensamento crítico

O papel do professor precisa estar relacionado à construção do saber: ele precisa fomentar no aluno a busca pelos conhecimentos e dar os caminhos para isso. Um bom professor não é aquele que dissemina inúmeros conteúdos, mas sim aquele que facilita o aprendizado.

O professor precisa preparar os alunos para encarar o mundo com pensamento crítico. Aquela pergunta comumente feita pelos alunos, “para que isso vai servir na minha vida?”, não deveria ser ignorada. Será que os exercícios que realizam em sala de aula capacitam-nos, por exemplo, para uma participação na sociedade de forma crítica e responsável?

O objetivo de uma instituição de ensino não deve ser somente o ingresso dos alunos em boas universidades para que tenham bons empregos. Afinal, o aumento de cursos de terceiro grau é visível. Não é mais um privilégio no mercado de trabalho. A vida pede muito mais do que uma formação acadêmica.

Os processos de aprendizagem carecem de acompanhar as mudanças. Os conteúdos culturais e políticos precisam caminhar lado a lado com as lições de Português, Matemática e demais disciplinas. A forma de aprendizagem do passado não funciona com as mentes modernas.

Forçar o aluno a prestar atenção, quando ele claramente não recebe estímulo para continuar nas aulas, não adianta.

O bom professor capta o interesse dos alunos

O desenvolvimento de algumas habilidades pode tornar o professor um artista na sala de aula, tudo funcionando como mais um esforço para que o aluno se mantenha interessado. Não é necessariamente um equívoco, mas não é imperativo que o professor cante ou seja engraçado para que seja benquisto pelo aluno.

O diferencial para captar mais alunos novos e reter alunos antigos pode estar no cuidado com a sua formação humana. Toda boa escola visa contar com uma equipe de excelência e boas estatísticas no Enem, por exemplo. Contudo, esquecem que estão formando seres humanos.

É preciso investir na melhor capacitação dos professores. Um professor que se interessa pelo pensamento do aluno e estimula a reflexão deles sobre os diversos conteúdos abordados (que não devem se limitar ao conteúdo programático da escola) pode cativar muito mais do que aqueles que seguem a linha tradicional de apenas transmitir as informações.

A utilização de ferramentas de apoio para reter e captar novos alunos

A nova linha pedagógica, mais compreensiva, deve ser comunicada para que os novos alunos conheçam a escola e suas formas educacionais.

Uma boa divulgação e as possibilidades de interação nas redes sociais, por exemplo, poderão aproximar os novos alunos e despertar neles o desejo de fazer parte daquela instituição.

A tecnologia é sempre uma boa aliada. As crianças e adolescentes de hoje lidam muito bem com ela, e algumas ferramentas podem facilitar o aprendizado. Aplicativos e softwares podem auxiliar alunos e professores e promover maior aproximação entre aluno, família e escola.

Eventos participativos podem ajudar nesse processo. Seja para os alunos antigos e sua família, seja para os estudantes em potencial. “Um dia na escola”; “Conheça mais a instituição”: essas são algumas sugestões de eventos.

Acima de tudo, agir com transparência fará com que a instituição transmita maior confiança, especialmente para os pais. Pense na importância dos alunos e da equipe de professores para sua escola, busque a valorização deles. Essa linha de ação é capaz de captar mais alunos e reter alunos antigos, com excelência e satisfação.

Para continuar tendo acesso aos nossos artigos, siga-nos no Facebook e no LinkedIn!

2 Comentários
  1. Professor Vagner Diz

    Concordo em grande parte.
    Grosso modo, nenhum aluno resiste à qualidade de uma aula bem planejada e, por extensão óbvia, à família.
    A complexidade que envolve o trabalho é evidente, desafiador, mas bem viável e prazeroso.
    O improviso deve apenas ser um mecanismo de criatividade do aluno, jamais a organização da estrutura. Parece claro, mas o reforço deve ser feito, pois as implicações são cruéis para o andamento do curso, quando uma atividade, qualquer uma – isso independe de tema -, for fruto do acaso, sem preparação prévia.
    Tal organização colabora para a criação de vínculo entre aluno e professor, bem como para seu fortalecimento, sobretudo na qualidade da relação: aluno que confia na qualidade, na competência técnica e na dedicação de seu mestre, sem dúvida, doa-se mais e eis que assim surge à confiança, um dos alicerces para o desenvolvimento de um projeto de ensino.
    Esse comprometimento ideológico organizacional mútuo, logo, é construído e, quando aliado à transparência, fruto de critérios e combinados bem acordados (bem longe aqui o sentido de permissividade), cria um ambiente propício para um aprendizado consistente, fator primordial para agregar e catalisar os alunos e, por reflexo natural, as famílias refletem tal satisfação de seus filhos pupilos que igualmente reproduzem esse “estado de graça”, desenvolvendo uma predisposição favorável e apoio efetivo à instituição acolhedora de seus rebentos em formação.
    Eis o melhor dos mundos para todos: estrutura organizada, aula eficiente, aluno feliz, família satisfeita, coordenação em paz e escola prestigiada em função da sagrada excelência obtida.
    Qualquer dia, um pouco mais de reflexão…
    Aqui apenas uma modesta e despretensiosa opinião
    Adorei o texto de vocês. Parabéns..

    1. Escola Contrata Diz

      Ótimos comentários. Obrigada .
      Caso tenha interesse em receber nossos artigos, cadastre-se na nossa newsletter. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.