Recrutamento e Seleção na área de Educação

Como a capacitação de professores influencia no desempenho dos alunos?

0

Quando um aluno começa a apresentar notas baixas e pouca vontade de estudar, algo está errado. E para detectar o erro, é preciso não somente observar sua família, sua escola, mas também a qualidade de seu educador. Isso porque a capacitação de professores tem peso determinante no desempenho dos estudantes.

É o que mostra uma pesquisa da Instituto Ayrton Senna e o Boston Consulting Group. Os dados indicam que estudantes que têm professores capacitados aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam, em média, em um ano escolar.

Mas como se dá essa relação? Acompanhe este texto e entenda como a capacitação de professores pode ser estimulante para alunos bem-sucedidos!

Capacitação de professores ajuda a compreender os crescentes desafios da nova geração

Cada ano, uma nova turma, outros alunos. A escola reúne diferentes gerações de estudantes com necessidades próprias e constantes. E nesse contexto, o papel do professor é essencial. Afinal, é ele quem vai entender e trabalhar os interesses da nova geração de alunos.

É o caso dos estudantes que fazem parte da geração Z, aqueles nascidos a partir de 1990 até 2009, e também daqueles da geração Alpha, que reúne quem nasceu após 2010. Esse grupo veio para reformular as concepções mais ortodoxas de ensino. Esses alunos exigem mais interatividade e uso de tecnologias.

Por isso que a capacitação de professores é fundamental para compreender esse processo. Por meio de cursos da formação continuada, o professor vai poder conhecer as peculiaridades de seus novos alunos. Fazendo com que eles aprendam melhor e de maneira eficiente.

Permite descobrir novas metodologias de ensino

Qual professor que não se surpreende com as novidades tecnológicas? Quem não se espanta com aplicativos adaptados à educação? Essas reações fazem parte da vida do educador, ainda mais nos dias de hoje, em que tantos dispositivos fazendo parte da vida escolar.

Para acompanhar essas inovações, o professor deve fazer uma capacitação. É preciso esquecer todo aquele predomínio absoluto do livro e caderno. E no lugar, introduzir novas metodologias de ensino aprendidas durante a formação continuada.

O resultado dessa atualização pode ser visto no aumento da participação dos estudantes. Com aulas inovadoras, os alunos vão captar melhor o conteúdo e levar mais questões para sala de aula. Esse ciclo acaba fazendo com que eles estudem mais e portanto, consigam melhores resultados em suas atividades escolares.

Ensina técnicas de motivação dos alunos

Estudos indicam que alunos desmotivados estudam muito pouco ou nada e, consequentemente, aprendem menos. Por trás desse baixo desempenho, está a figura do professor.

Ele é peça chave nesse jogo. E por isso, deve estar sempre se atualizando para encontrar os mais recentes métodos de motivação. Por exemplo, dar feedback pontual e justificado aos alunos.

Essa é uma maneira de reconhecer o tempo e esforço utilizado para cumprir aquela tarefa. Assim, o aluno se sente mais engajado para continuar estudando.

Esses foram alguns exemplos para mostrar como capacitação de professores promove melhores resultados nos alunos. Aproveitando o tema, como você tem planejado suas aulas? Está de acordo com o que nível da turma? Verifique se seu plano de aula está sendo feito de maneira correta.

E você, o que tem feito para se manter atualizado? Deixe seu comentário contando sua experiência!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.