Recrutamento e Seleção na área de Educação

As principais características de um profissional de educação. Conheça!

4

O mundo vive uma constante evolução. Novas tecnologias surgem a todo momento e o tradicional torna-se obsoleto rapidamente, e na educação isso não poderia ser diferente.

Por mais que algumas competências tradicionais ainda sejam indispensáveis no profissional de educação, existem algumas características que um professor acima da média precisa ter. Continue a leitura e confira algumas delas!

Principais características de um profissional de educação

Proativo

O professor é aquele que tem o papel de tomar iniciativas dentro da sala de aula. Ele precisa se precaver e se organizar, de modo que elabore planos de aula para aproveitar bem o tempo, expondo seu conteúdo da melhor maneira possível e abordando todos os temas completamente.

Porém, mais do que isso, o excelente profissional de educação tem a iniciativa de resolver problemas. Ele busca as melhores estratégias para suas aulas, de modo que o processo de ensino e aprendizado não seja apenas passivo, mas todos estejam ativamente envolvidos.

O principal objetivo desse professor é que seus alunos sejam igualmente atingidos pelo conhecimento, por isso, ele nunca desiste dos que têm mais dificuldade de aprendizado e procura alternativas para que o conteúdo chegue a todos.

Inovador

Professores acima da média estão sempre buscando maneiras de aprimorar suas aulas e, para isso, estão dispostos a conhecer novas ferramentas que possam auxiliá-los a aumentar o rendimento de seus alunos.

O profissional de educação com perfil inovador sabe que utilizar recursos multimídia é uma maneira eficiente de atrair a atenção dos estudantes, seja com músicas, vídeos ou documentários.

Esse professor entende que conteúdos aprendidos de forma diferente são assimilados de maneira mais rápida e fixam mais facilmente, por isso ele não recua na hora de experimentar novas técnicas de ensino, tendências tecnológicas e aplicativos modernos.

Tolerante

A tolerância é um princípio primordial para quem trabalha com educação. É papel do professor aceitar sem reservas as diferenças dos seres humanos com quem trabalha.

A sociedade atual está cada vez mais diversificada, portanto, é inadmissível que um profissional de educação tenha preconceitos e trate determinados alunos com favoritismo.

O educador precisa conseguir admitir diferentes modos de pensar, agir e sentir. Precisa respeitar a diversidade de raças, linguagens, culturas e ideologias políticas e religiosas.

Bom comunicador

Um professor de excelência consegue desenvolver sua capacidade de se comunicar bem com seus alunos. Ele transmite de forma clara e eficaz tanto sua disciplina quanto o que precisa conversar com a turma, seja na hora de disciplinar, colocar suas regras ou dar feedbacks.

O bom educador sente empatia pelos seus alunos e se identifica com eles. Isso promove uma comunicação amigável, especialmente ao perceber que alguém está com problemas.

Além disso, esse docente está aberto a perguntas e promove discussões e colaboração dentro da sala de aula. Dessa forma, motiva o aluno a participar e se envolver.

Sociável

É importante ressaltar que não basta que o professor tenha um bom relacionamento com seus alunos. Ele também precisa ser capaz de trabalhar em equipe e relacionar-se bem com seus colegas de trabalho. Isso é essencial para o bom resultado em projetos interdisciplinares que a escola venha a promover.

Por fim, mas não menos importante, o educador excelente procura estabelecer um relacionamento de confiança com os pais dos estudantes. Os pais precisam acreditar no profissional responsável pelo seu filho no ambiente escolar e, caso haja algum problema, ele deve ser resolvido e esquecido, sem que mágoas interfiram no trabalho com o aluno.

Se você entende a importância de ter em sua escola um profissional de educação com essas características, entre em contato conosco, pois podemos te ajudar!

4 Comentários
  1. Deivid Diz

    O educador deve construir com seus alunos uma relação agradável.
    A sala de aula é sim um lugar de aprendizagem e interatividade de ambas as partes…
    E dever do professor trabalhar e mediar conflitos em sala de aula.
    Pois todos tem capacidade de aprender com o outro! Cada qual com suas qualidades e necessidades.

    1. Escola Contrata Diz

      Olá Deivid,

      Concordamos com seus comentários.
      Obrigada por participar.

      Um abraço!

  2. Antonio Narcizo Souto Diz

    Boa tarde!!!
    Alguns princípios norteiam a vida profissional de uma pessoa.
    01- Quem é um bom Pai/Mãe, tem tudo para ser um grande educador
    02-Se é um bom Pai/Mãe, logo é tolerante, principio que passa valores para as crianças.
    03-Os dois itens anteriores mais a paciência principio psicológico constroem possibilita a construção de valores que fazem parte de uma grande nação.
    OBS: Atualmente sou vigilante, formei-me em Pedagogia em Dezembro, e devo este ano ainda neste primeiro semestre iniciar minha pós-graduação em psicopedagogia.

    1. Escola Contrata Diz

      Olá Antonio,

      Obrigada por sua participação e comentários.
      Desejamos sucesso na sua nova carreira.

      Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.