Recrutamento e Seleção na área de Educação

5 dicas para ser contratado rapidamente por uma escola

2

O Brasil está passando por uma crise em que muitas pessoas estão perdendo seus empregos ou já estão desempregadas há algum tempo. O mercado de trabalho para professores, por exemplo, está cada vez mais concorrido e é um erro pensar que apenas saber ensinar pode ser o segredo de como ser contratado rapidamente.

Capacitação e inovação devem fazer parte da rotina de um professor qualificado, do contrário, as chances de contratação são mínimas. Se você é professor e deseja um bom emprego na profissão, é melhor rever alguns pontos e procurar novas tendências no setor em que atua.

Quer saber como ser contratado rapidamente? Então, confira cinco dicas infalíveis que abrirão caminhos para novas oportunidades de trabalho. Boa leitura!

1. Prepare um bom currículo

É sempre bom lembrar que o currículo é o cartão de visita do candidato, portanto não se esqueça de revisá-lo-lo e acrescentar as informações mais relevantes.

Se você acabou de finalizar um bom curso na faculdade, não deixe de incluir essa certificação no seu currículo; participou de um trabalho voluntário, por exemplo, não deixe de mencionar.

Lembre-se que esse é o momento em que todos os seus dados devem atualizados, principalmente sobre sua formação e informações de contato. Pense em quais foram suas experiências mais importantes e refaça o seu currículo.

Na dúvida, envie o documento para um amigo de confiança e peça opinião. Ele poderá encontrar algum erro de português ou até mesmo na formatação do currículo.

2. Cuide da sua imagem pessoal

Esta é uma dica muito importante, pois demonstra amor-próprio e poderá ser determinante para a imagem que seus chefes e colegas de trabalho terão de você.

Já ouviu aquela famosa frase que diz que “a primeira impressão é a que fica”? É exatamente isso. Sua imagem será o seu primeiro contato com a sua vida profissional.

Se sua aparência falará por você, tenha postura na hora de se apresentar diante das pessoas e mantenha sempre o foco no que está fazendo. Pense na imagem que você deseja passar e verifique se o seu comportamento está conseguindo atingir o seu objetivo.

3. Ative o seu networking

Afinal, o que é networking? Apesar do nome complicado, trata-se de construir relações com pessoas a fim de encontrar novos desafios na vida profissional.

É importante que a rede de relacionamentos seja ampliada constantemente, pois isso é mais um modo de avisar aos seus contatos de que está a procura de novas oportunidades no mercado.

Veja algumas dicas para fazer seu networking de modo eficiente:

  • participe de grupos de trabalho ou de estudos;
  • procure ser solícito, pois quem você ajuda hoje pode ser a pessoa que indicará você para um bom emprego no futuro;
  • construa uma boa reputação, seja como pessoa ou como profissional;
  • procure pedir informações ou conselhos de pessoas que já conhecem o seu trabalho.

4. Faça cursos de atualização

O mercado de trabalho exige profissionais atualizados e capacitados. Portanto, é essencial continuar estudando e buscando novos conhecimentos.

Muitos professores não se atualizam, pois acabam desistindo ao pensar que precisam investir em um curso. Com a falta de emprego, fica ainda mais difícil conseguir pagar uma mensalidade, não é mesmo?

Apesar disso, aproveite os cursos gratuitos  e com descontos especiais fartamente oferecidos na internet. Existem sites sérios oferecendo conteúdo de qualidade facilmente acessados pela web.

Ao ser certificado em um curso de qualidade, você será mais valorizado nas entrevistas de emprego e poderá enriquecer seu currículo com as competências adquiridas.

5. Consulte ferramentas online

Os avanços da tecnologia tornaram a busca por vagas de emprego mais simples, permitindo que as pesquisas sejam feitas em casa.

Ferramentas online, além de oferecerem acesso às vagas por meio de um portal digital, possibilitam também que o profissional cadastre o seu currículo e deixe-o visível para todo o mercado em que atua.

Em alguns portais, como o Escola Contrata, você encontra serviços de coaching profissional e testes de personalidade que podem ajudá-lo no desenvolvimento de sua carreira.

Para finalizar, aqui está uma dica extra: não desanime! Mesmo com a ampla concorrência, é possível aprender com as experiências negativas e buscar sempre aprimorar suas competências.

Agora que você conhece as melhores dicas de como ser contratado rapidamente, que tal entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços? Temos certeza que de que conseguiremos ampliar ainda mais suas oportunidades! Acesse nosso site!

2 Comentários
  1. Mábia Diz

    Este site oferece vagas de emprego em escolas?

    1. Escola Contrata Diz

      Olá Mábia,

      Sim, o Escola Contrata é um site de empregos para o segmento de educação. Para conhecer as vagas publicadas você deve entrar no site http://www.escolacontrata.com.br e fazer seu cadastro. São centenas de oportunidades em instituições de ensino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.