Recrutamento e Seleção na área de Educação

5 dicas para promover aulas inovadoras em sua escola

2

Um dos objetivos principais de muitos gestores de instituições de ensino é melhorar o desempenho de seus alunos. Mas, em muitos casos, mesmo investindo em infraestrutura, os estudantes ainda engatinham nas notas e rankings gerais de qualidade de ensino. Talvez, estejam faltando aulas inovadoras.

Quando aulas mais interessantes fazem parte da rotina escolar, os alunos se tornam mais criativos e determinados, além de se sentirem mais entusiasmados com os conteúdos trabalhados em sala.

Mas como fazer isso? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas para você aplicar em sua escola e colher bons resultados de seus alunos. Confira!

1. Apresente um elemento surpresa na aula

Em muitas situações, as aulas em que há apenas a relação linear entre professor e aluno podem ficar monótonas. É preciso um elemento surpresa para garantir maior atração por parte dos alunos. Então, por que não convidar alguém para uma aula especial?

Muitas vezes, um especialista no assunto pode dar informações inéditas aos alunos. Que tal convidar o familiar de algum aluno? Isso, além de deixa-los mais interessados com o tema da aula, ajuda na integração com os familiares. Converse com a coordenação sobre isso!

2. Crie eventos virtuais fora do período de aula

Quem disse que o aprendizado deve se limitar à sala de aula? O professor, de acordo com a orientação da escola, pode ir além do que se espera de um método ortodoxo de ensino. Utilizando algumas tendências tecnológicas, ele pode promover eventos virtuais.

Esses eventos devem ser temáticos, com datas e horários determinados. O conteúdo deles pode ser vídeos aos quais os alunos assistem e comentam ao vivo com o professor. Tudo em plataformas online. Dessa maneira, o processo de aprendizado fica mais dinâmico.

3. Utilize jogos educacionais para conseguir aulas inovadoras

As aulas podem ficar mais interessantes e criativas se nelas existirem jogos educativos. Isso porque os alunos das novas gerações querem brincar ao mesmo tempo que aprendem sobre uma matéria.

Existem muitos jogos com plataformas que podem ser utilizadas para educação. Um deles é o Minecraft. Nele, o professor pode pedir para o aluno montar um ecossistema que foi aprendido na aula de Biologia, por exemplo.

4. Promova atividades na comunidade

Ficar entre tarefas de casa e leitura de livros pode ser bastante limitador para a interação social do aluno. E isso refletirá na maneira com que ele demonstra interesse pela aula.

Sendo assim, é importante oferecer atividades extracurriculares que envolvam a participação dos alunos em suas comunidades. Por exemplo, a escola pode organizar um projeto na comunidade, como uma horta coletiva. Essa atividade pode ser um excelente tema transversal que, além ajudar na aprendizagem dos alunos, beneficia outras pessoas.

5. Ofereça mais recursos visuais

Muitas vezes, o professor acaba lendo o conteúdo para os alunos, deixando de explorar outros recursos. Mas em várias situações é possível usar recursos visuais para ilustrar a matéria.

É boa ideia utilizar projetores para fazer um slide show com imagens e vídeos. Assim, os alunos vão ficar mais atentos e ter uma visão complementar sobre a matéria estudada.

Com essas cinco sugestões, a sua escola vai oferecer aulas inovadoras. É importante que essas práticas estejam criteriosamente previstas no plano de aula. Troque idéias com sua equipe e incluam essas atividades em seus cronogramas de ensino!

Gostou dessas dicas? Então não pare por aqui! Continue a leitura aprendendo agora como construir a autonomia dos seus alunos!

2 Comentários
  1. Celina Farias Diz

    Muito boa as dicas.
    Parabéns e obrigada..

  2. Escola Contrata Diz

    Celina, obrigada por nos prestigiar com sua leitura e seu comentário. Assine nossa newsletter e receba mensalmente nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.