Recrutamento e Seleção na área de Educação

5 dicas para elaborar um planejamento pessoal eficiente

1

Nos últimos dias do ano é normal que as pessoas comecem a pensar no que vão realizar nos próximos 365 (ou 366) dias. A vontade de conquistar mais desafios e de escrever uma nova história está presente em todos os seres humanos. Mas, para fazer um bom planejamento pessoal para o ano que vai iniciar, é importante realizar um balanço de tudo o que passou.

Avaliar tanto os acertos quanto os erros é fundamental para refletir sobre o que pode ser melhorado e, claro, considerar tudo aquilo que não deu certo, já que as experiências sempre oferecem alguma aprendizagem para a vida.

Pensando em ajudar você a planejar o ano que está chegando, preparamos 5 dicas que vão facilitar essa oportunidade de continuar projetos ou de começar outros. Confira e boa leitura!

1. Realize um balanço pessoal

O balanço de fim de ano é uma oportunidade de olhar para trás e ver tudo o que pôde ser alcançado e aquilo que não foi possível. É a chance de crescer, sem pensar nos pontos positivos e negativos de cada ação, mas permitir a aprendizagem.

Geralmente as pessoas tendem a lembrar apenas dos momentos ruins e isso acaba causando uma frustração. Mas é preciso entender que a satisfação não depende apenas das partes ruins e do sucesso, mas de apreciar o simples e, principalmente, conseguir aprender que todas as dificuldades enfrentadas oferecem oportunidades, seja de empatia com os outros ou de maturidade, por exemplo.

Portanto, atribua notas para as áreas da sua vida pessoal, como relacionamentos, finanças, saúde, entre outras. Assim, com essa avaliação, será possível classificar quais são as áreas que necessitam de mais atenção no novo ano.

2. Defina suas metas

Após fazer o balanço e analisar quais foram os objetivos alcançados, é o momento de rever aqueles não foram atingidos. Lembrando que isso não pode servir para frustrar, mas sim para aprender com os erros e iniciar um novo capítulo com atitudes vencedoras.

Portanto, analise se o objetivo era muito ambicioso ou irrealista antes de considerá-lo novamente. Veja também aquelas metas que ficaram apenas no papel, identificando os obstáculos que as impediram de serem concluídas.

3. Monte uma planilha

O ideal é deixar as metas organizadas para que você as visualize melhor. A planilha é fundamental para que você esteja sempre recordando de quais são elas e, claro, mantendo o desejo de realizá-las. Elabore-a pensando nos seguintes tópicos:

  • prioridade (quais são mais relevantes e quais são aquelas que podem esperar um pouco mais);
  • dificuldade (quais são as mais difíceis e as mais fáceis de serem realizadas);
  • prazo (defina o tempo necessário para que elas sejam cumpridas);
  • status (anote quais estão em andamento e as que foram finalizadas).

4. Pratique o autoconhecimento

Para garantir que o seu planejamento pessoal seja eficaz para o próximo ano, é muito importante que você conheça todos os seus pontos fracos e fortes, a fim de traçar uma lista com suas competências.

Fazendo isso, qualquer planejamento que você fizer terá muitas chances de dar certo, já que vai usar as suas melhores habilidades para o seu próprio benefício.

5. Planeje sem medo de arriscar

É fato que, quando pensamos em planejamento pessoal, o medo do fracasso é o primeiro sentimento que surge. No entanto, é necessário compreender que isso é normal do ser humano e que a vida se constrói a partir de erros e acertos. Portanto, se você não tentar, não vai saber se o projeto vai dar certo, não é mesmo?

Então, considere as frustrações como parte do crescimento pessoal. Faça um planejamento sem medo e reformule suas posturas perante os erros, melhorando sempre no que for preciso.

Ao fazer o planejamento pessoal para o novo ano que se inicia, não se esqueça de que você é o objetivo principal deste projeto. Não se coloque em segundo plano jamais e pense em todas as ações que lhe proporcionem prazer, satisfação e orgulho. Por fim, procure comemorar cada conquista e não desistir sempre que encontrar um obstáculo no caminho.

Se você gostou das dicas deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a informação para que seus amigos possam planejar o novo ano também!

1 comentário
  1. Shad Woodfork Diz

    Amei do teu artigo, muito legal seu ponto de vista. Eu tenho um Website sobre este mesma tema, visite ele depois. Abraços

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.