Recrutamento e Seleção na área de Educação

4 tendências tecnológicas mais importantes na área da educação

1

A revolução tecnológica tem impactado diretamente a forma como as pessoas interagem e, consequentemente, aprendem sobre qualquer assunto. Por isso, as instituições de ensino simplesmente não têm mais como ignorar as tendências tecnológicas e deixar de utilizá-las na área da educação.

A comunicação interna de uma escola já pode ser totalmente revolucionada com diversos aplicativos para a educação. Esses aplicativos permitem maior interação entre gestores, professores e alunos, além de oferecerem funcionalidades que potencializam o aprendizado de uma geração acostumada com tecnologia, e tudo isso a um baixo custo.

Por conta disso, no post de hoje, apresentamos os principais recursos tecnológicos que estão transformando a área da educação e que, portanto, você deve aplicar agora mesmo na sua instituição de ensino. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Aulas audiovisuais

Com a popularização da educação a distância, as aulas audiovisuais disponíveis em vídeos estão em alta!

A linguagem audiovisual não é somente uma ferramenta didática, mas permite também a interpretação de informações que pode resultar na compreensão e criação de novos conhecimentos.

A alfabetização audiovisual desenvolve a consciência crítica da comunidade escolar no mundo globalizado, ao apresentar as diferentes realidades com mais dinamismo e riqueza de detalhes.

2. Google Sala de aula

Este recurso tecnológico possibilita que os professores disponibilizem uma mesma tarefa para cada aluno da sala em tempo real, sem necessidade do uso de papel! Essas tarefas possuem um prazo para entrega virtual, definida pelo professor, e podem ser corrigidas por ele online. Não é incrível?

Esse recurso inovador ajuda a manter o interesse do aluno, o qual tem tido cada vez menos tolerância com os modelos de “aulas tradicionais”, aquele que conta somente com professor e lousa.

3. Google Drive e Hangouts

Atualmente, o Google Drive oferece armazenamento de dados gratuitamente por meio da computação em nuvem. Na área da educação, esse recurso permite a criação de planilhas de cálculos e editores de textos que podem ser modificados por diferentes alunos, favorecendo a criação de grupos de pesquisa e trabalhos escolares.

O recurso Hangouts realiza chamadas com vídeo, que pode servir para aproximar a comunidade escolar, dessa forma, gestores podem marcar reuniões com professores e alunos à distância, seja em finais de semana ou até mesmo durante as férias.

4. Sites para seleção dos melhores profissionais da área da educação

Contratar bons profissionais de educação não é uma tarefa fácil. Contudo, hoje em dia, existem sites que permitem uma seleção personalizada de colaboradores, possibilitando, inclusive, entrevistas virtuais com os candidatos. A plataforma também pode realizar pré-avaliações dos interessados, testando sua personalidade e suas habilidades.

Tudo isso tem o objetivo de garantir uma contratação de sucesso, ao mesmo tempo em que todo o processo é agilizado. A ampla divulgação de vagas através dos meios de comunicação também viabiliza um alcance maior de profissionais, fornecendo mais opções para quem quer contratar professores, secretárias, merendeiras, etc.

Gostou de conhecer melhor as principais tendências tecnológicas da área da educação? Você já aplica alguma delas em sua instituição de ensino? Tem outras dúvidas? Deixe seu comentário e participe da conversa!

1 comentário
  1. Egnaldo Diz

    Sabemos hoje, que a tecnologia vem tomando conta de todo universo em vários setores, em vários ambientes. Nesse caso, a educação não deve ficar de fora dessa revolução de conhecimentos, professores, diretores e alunos devem aderir ainda mais essa “nova” forma de ensinar. A tecnologia veio para elevar mais conhecimentos, mas sabendo usá-la de forma adequada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.