Recrutamento e Seleção na área de Educação

4 características de um bom professor de educação infantil

5

Uma diretora de escola tem diversas funções dentro da instituição. Dentre elas, realizar a contratação do professor de educação infantil. Isto pode ser um processo complicado, pois lidar com crianças requer muita habilidade, não é mesmo?

Pensando na dificuldade que muitas escolas possuem em encontrar um bom profissional, listamos as principais características que você deve observar no momento da contratação. Confira abaixo quais são!

1. Bom comunicador

Tanto em sala de aula quanto no relacionamento com os pais, a facilidade de se expressar é fundamental. O professor não vai conseguir controlar os pequenos ou desenvolver as atividades planejadas se não souber prender a atenção deles.

Já a comunicação com os pais deve ser diferenciada, uma vez que existem muitos perfis diferentes. Eles querem saber tudo o que acontece com o filho em sala de aula e, por isto, o professor deve saber conversar de acordo com cada perfil.

Não se atentar a este fator pode provocar uma grande dor de cabeça para a diretoria, visto que muitos podem interpretar a comunicação ruim como falta de preparo do profissional e da instituição.

2. Bom observador

É na fase infantil que muitas deficiências podem ser identificadas, como problemas de visão, autismo, déficit de atenção, dificuldade de relacionamento e outros. Dificilmente os pais conseguem observar isso, principalmente os de primeira viagem.

Outros problemas de comportamento também podem estar associados às situações vividas em casa, como presenciar brigas ou até mesmo sofrer abusos. Sendo assim, os professores possuem papel indispensável para a formação da criança.

A observação contribui para o encaminhamento da criança para um médico (quando é o caso) e pode impedir que os contratempos se agravem.

3. Disposto a aprender

Não adianta um professor chegar em sala de aula acreditando que tudo o que precisava saber para ser um bom profissional foi aprendido na faculdade. É preciso colocar em prática o conhecimento e aprender com os erros.

As características de cada geração mudam com uma frequência cada vez maior, fazendo da empatia uma habilidade muito importante para o autodesenvolvimento e para a melhoria do ensino.

Antes da contratação, verifique quais cursos de capacitação o profissional já realizou, pois é uma ótima maneira de identificar a boa vontade na busca por conhecimento.

4. Criativo

Desenvolver sempre as mesmas atividades dentro da sala pode prejudicar a capacidade criativa da criança e tornar as aulas mais cansativas. Os pequenos gostam de experiências novas e os pais valorizam isto em uma escola. É preciso inovar.

Entretanto, para exigir esta habilidade, a instituição precisa oferecer a estrutura necessária. Caso contrário, a falta de recursos só irá prejudicar as aulas e desmotivar os professores.

Uma boa dica na hora da contratação é realizar dinâmicas entre os candidatos para detectar quem são os profissionais mais aptos para cada faixa etária.

Caso você tenha dificuldades em realizar um bom processo seletivo, é interessante optar pela contratação de uma empresa especializada. Estes serviços diminuem a possibilidade de erro e reduzem os problemas causados pela má contratação.

O que achou das nossas dicas? Preparado para reforçar sua escola com um excelente professor de educação infantil? Se você conhece alguma característica que não foi citada ou se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!

5 Comentários
  1. Aislan Nicolau dos Santos Diz

    conteúdo muito bom para professor iniciante

    1. Escola Contrata Diz

      Obrigada pelo seu comentário. Assine nossa newsletter e receba mensalmente nossos conteúdos.

  2. Keiti Cavalcanti Diz

    Gostei do comentário, muito relevante, mas acho que faltou ser ouvinte,ouvinte da criança, a criança também precisa ser ouvida..

    1. Escola Contrata Diz

      Com certeza Keiti, não só ouvir como saber entender nas suas expressões e atitudes o que ela está tentando comunicar.
      Obrigada pelo comentário. 😉

  3. Joselio Diz

    Tem maravilhoso que você está recebendo pensamentos deste post, bem como de nosso
    discussão fez neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.